Cotidiano

Bonfim prorroga lockdown por mais cinco dias

A orientação é que os moradores só saiam de casa em caso de extrema necessidade

A Prefeitura de Bonfim prorrogou por mais cinco dias o lockdown. A quarentena acabaria nesta sexta-feira (15), mas em razão do surgimento de novos casos de covid-19 no município, o bloqueio total segue até o dia 20 de maio. O decreto n. 105/2020 com a prorrogação foi publicado hoje (14).

Para o prefeito de Bonfim Joner Chagas (Republicanos), essa prorrogação é necessária para concluir o ciclo de infecção da doença, que dura 14 dias, e acompanhar a curva de crescimento.

“As medidas que estamos adotando hoje, só vamos ter respostas daqui a duas semanas. Então precisamos de mais tempo de isolamento para termos o achatamento da curva ”, justifica.

 De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na noite de quarta-feira (13) pela Secretaria Municipal de Saúde, 27 pacientes testaram positivo para a covid-19. Bonfim tem 88 notificações, 24 amostras em análises no Lacen/RR, 205 moradores em observação com sintomas gripais, 37 casos descartados da doença e cinco pacientes curados.

 Com o novo decreto, permanece restrita a circulação de veículos e pessoas que não estejam cumprindo atividades essenciais. Também não podem entrar pessoas que não sejam moradoras na cidade e nem os moradores podem sair do município. Continua liberado apenas o tráfego de viaturas militares, veículos oficiais e de apoio à saúde, ambulâncias e serviço de transportes de cargas.

 Continuam suspensas todas as atividades consideradas não essenciais. Bares, restaurantes, hotéis e lanchonetes só podem funcionar com serviços de delivery. Também estão suspensos os atendimentos em lojas de departamento, papelarias, loja de materiais de construção, armarinhos e outros, exceto caixas eletrônicos.

 O atendimento no serviço público não essencial também permanece suspenso, com exceção de atividades das áreas de saúde, segurança e de plantão. Permanece o toque de recolher às 20h, enquanto perdurar a situação de calamidade no município.

 Os bancos e correspondentes bancários podem funcionar, contudo, devem exigir o uso de máscara por clientes e funcionários, sendo permitida apenas a entrada de um cliente por vez. As panificadoras permanecem com seu horário de funcionamento, sendo proibido o consumo de alimento no local, entrada limitada a dois clientes por vez e uso obrigatório de máscara.

 Supermercados, mercearias e açougues podem funcionar das 8h às 18h, limitando a permanência de 30% dos funcionários, entrada de até 6 clientes por vez e uso de máscara. Farmácia e postos de combustíveis poderão ter horário de atendimento normal, sendo obrigatório o uso de máscara por funcionários e clientes.

 A orientação é que os moradores só saiam de casa em caso de extrema necessidade e, quando saírem, usem máscara. E mantenham as medidas de higiene, como lavar bem as mãos com água e sábado e fazer uso de álcool 70%.

  “Volto a pedir a compreensão e paciência de todos os bonfinenses. Fiquem em casa, estamos cuidando da saúde de vocês. Reconheço o quanto vocês têm colaborado, mas precisamos de mais ajuda nesse momento tão difícil. Só vamos vencer esse vírus  com a ajuda de todos”, reforça o prefeito Joner Chagas.

Publicidade