Cotidiano

Caminhão carregado de banana cai de ponte em Caroebe

O acidente foi na manhã deste domingo (14), na Vila Entre Rios

O município de Caroebe é o maior produtor de banana de Roraima. Mas, fazer o escoamento dessa fruta para outras localidades não tem sido tarefa fácil para os produtores e nem para os motoristas, devido às péssimas condições das pontes de madeira.

Na manhã desse domingo (14), um caminhão carregado de banana caiu de uma ponte de madeira que fica no início da Vicinal 04, na Vila Entre Rios, município de Caroebe, sul do Estado. Nem mesmo o apoio de um trator escavadeira conseguiu impedir que o acidente acontecesse.

O prefeito Argilson Raimundo Pereira Martins confirmou o incidente, mas garantiu que nesta segunda-feira (15) se reunirá com a equipe da Secretaria Municipal de Obras, para iniciar os trabalhos de recuperação da ponte. “Essa ponte está intrafegável. É um risco para quem transita por ela. Ainda não tínhamos feito a recuperação dessa ponte, porque estávamos reformando outra ponte.

Segundo ele, uma das missões de sua administração é fomentar o agronegócio, até porque Caroebe é o maior produtor de banana do Estado. “Oferecer uma estrada de qualidade e pontes seguras é nosso dever enquanto gestores. Infelizmente iniciamos o governo com esta estrutura precária, o que aumentou nosso desafio”, enfatizou o prefeito.

GOVERNO

A Secretaria de Infraestrutura (Seinf), por meio de nota, informou que a ponte da Vicinal 4, de Caroebe, será reconstruída pela própria prefeitura, com recursos federais, cujo projeto já está em fase de aprovação em Brasília, incluindo a recuperação da própria vicinal e de outras do município.

De todo modo, diante da situação, a Seinf vai mandar, nessa segunda-feira, 15, um técnico ao local, com a finalidade de avaliar a situação e a possibilidade de fazer, em parceria com a Prefeitura, um desvio, para manter a trafegabilidade na via.

O Governo de Roraima reitera que, embora exista uma decisão judicial que determina que a recuperação das vicinais, além das pontes localizadas nessas vias, é de responsabilidade dos municípios, está buscando soluções e parcerias com as prefeituras para sanar os problemas e garantir a tráfego seguro e o escoamento da produção em todo o Estado.

Ressaltou ainda que será aberto um processo licitatório para contratação do serviço de manutenção, a fim de ajudar as prefeituras nessas situações emergenciais. Nos próximos 30 dias, a Secretaria de Infraestrutura deve licitar três lotes de serviços de manutenção, que vão abranger todos os municípios do Estado