Cotidiano

Campanha encerra com quase 850 mil animais imunizados

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), o número representa 97,44% de todo o rebanho existente no Estado

Agência de Defesa Agropecuária (Aderr) encerrou oficialmente a Campanha contra a febre aftosa de 2019 em Roraima e os dados finais mostram que 841.414 animais foram imunizados durante a ação, o que representa uma cobertura vacinal de 97,44%. 

A maioria dos municípios, segundo o órgão, teve percentual de vacinação acima de 95%, índice dentro das expectativas, mostrando que o produtor esteve envolvido na campanha, participando de cada etapa para atingir o objetivo de manter o Estado livre da febre aftosa.

“Vale ressaltar que os municípios de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz foram os que tiveram a maior cobertura vacinal, alcançando o percentual de quase 100%”, ressaltou o médico veterinário da Aderr, Douglas Lopes.

Iniciada em abril, a 37ª Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa tinha o final previsto para 30 do mesmo mês, mas acabou sendo prorrogada para até o dia 15 de maio, em razão da forte estiagem que atingiu o Estado. O prazo máximo para a notificação pelo produtor foi até o dia 31 daquele mês. 

A vacina também sofreu alteração na sua dosagem, passando de 5ml para 2ml, mas a mudança não afetou a eficiência do produto e ainda acabou com os problemas de abscessos nos animais vacinados.

A Agulha Oficial, que é feita em parceria com o Ministério da Agricultura e destinada à pecuária da área indígena, contou com a parceria de técnicos da Aderr, do Mapa e da Funai. Foi atendida toda a região das reservas Raposa Serra do Sol e São Marcos, imunizando 53.848 animais.

Os lojistas também tiveram participação efetiva na campanha, apostaram na aquisição de grandes quantidades da vacina.  Eles foram parceiros do programa de imunização, fornecendo este insumo agropecuário aos pecuaristas de Roraima.

*INFORMAÇÕES: Ascom Aderr.