Cotidiano

Cartórios são finalistas de prêmio de responsabilidade social

Cartórios Loureiro e Aquino estão entre os seis melhores cases de sucesso no Brasil, com casamento coletivo para imigrantes

Roraima conquistou um importante reconhecimento na atuação de seus cartórios, no que tange ações de responsabilidade social. O Cartório Loureiro, juntamente com o Cartório Aquino é finalista do Prêmio de Responsabilidade Social Arpen 2019 da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Em Roraima, foi reconhecida a atuação dos Cartórios do 1º e 2º Ofício, que idealizaram o primeiro Casamento Coletivo para Imigrantes, realizado no dia 15 de março, em parceria com a Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima, Exército Brasileiro e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

“Até onde sabemos foi o primeiro casamento coletivo no mundo, realizado dentro de um abrigo de refugiados. Foi uma festa muito bonita, onde celebramos a união de 101 casais venezuelanos, contribuindo para o resgate da auto-estima dessas pessoas, além de reconhecer juridicamente, dando-lhes a segurança que a união civil representa”, destacou o tabelião do Cartório do 1º Ofício e juiz de paz, Joziel Loureiro.

Ainda segundo Loureiro, a ideia principal da iniciativa da Arpen é incentivar a prática de ações em projetos sociais em atendimento às comunidades onde os cartórios estão inseridos.

“Este é um prêmio que tem o objetivo de incentivar a todos na criação e na participação de projetos sociais em parceria com o Registro Civil. Nós abraçamos essa campanha e agradecemos a atuação da Justiça Itinerante nas realizações destas ações tão importantes para nosso Estado. Estamos muito animados com a seleção do nosso projeto para concorrer com tantos outros do país”, destacou Loureiro.

A divulgação do resultado e a premiação dos vencedores acontecem no dia 22 de novembro, durante o Congresso Nacional de Registro Civil, na cidade de Bonito-MS.

Selo de Responsabilidade Social do Registro Civil

 A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR) criou o Selo de Responsabilidade Social do Registro Civil com objetivo geral de incentivar o atendimento às comunidades onde os cartórios de Registro Civil estão inseridos e incentivar a prática de ações em projetos sociais nas áreas de meio ambiente, educação, saúde, cultura, dentre outros, ao longo de todo o ano.