Cotidiano

Cloradores são instalados para produção de queijarias artesanais

Os equipamentos servem para o tratamento e desinfecção de água potável

Dois cloradores foram instalados em queijarias artesanais dos municípios de Iracema e Mucajaí. Os equipamentos servem para o tratamento e desinfecção de água potável, visando à produção de queijos, conforme as exigências de controle higiênico sanitário, garantindo a segurança alimentar da população.

A ação faz parte de um projeto piloto da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr).

Essa foi a primeira ação no sentido de levar cloradores para os pequenos produtores artesanais do Estado, para que eles possam comercializar seus produtos de forma segura. São atendidas queijarias que já estão no processo final de regularização do registro.

Estes pequenos produtores passaram por mais de 80% do processo para conseguir o selo de registro de inspeção na categoria artesanal, faltando apenas dar continuidade aos documentos para obter a chancela da Aderr e poder negociar nos mercados.

O objetivo é fazer com que esses produtores tenham água de qualidade, exigência da lei para liberar a produção de queijo. Mas como o valor do equipamento é alto, muitos não conseguem fazer o investimento e assim não podem comercializar de forma legal.

De acordo com o gerente da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (GPOA), Diego Costa,  os produtores estavam com dificuldade em obter o selo de inspeção, pois o produto não se encaixava nas normas estabelecidas para conseguir produzir sem os problemas decorrentes da água contaminada.

Segundo ele, a água contaminada na produção do queijo pode causar intoxicação alimentar e criar um problema de saúde pública, por isso é importante o controle e as exigências que a Aderr faz, para evitar que o queijo e outros produtos cheguem à mesa do consumidor com corpos estranhos e microrganismos indesejáveis.

 “Estamos trabalhando para incentivar os produtores familiares, seja na agricultura ou em outras atividades, como é o caso do laticínio, com a produção de queijos. Assim pretendemos ampliar a produção e a geração de emprego e renda, incentivando outros produtores a também melhorar seus processos, tendo sempre o governo como seu principal parceiro”, enfatizou o governador Antonio Denarium.


O objetivo é fazer com que esses produtores tenham água de qualidade, exigência da lei para liberar a produção de queijo (Foto: Aderr)

PARCERIAS

Para levar os cloradores aos produtores das queijarias artesanais, a Aderr contou com a parceria da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) que promoveu um treinamento para a instalação do aparelho. A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) doou os equipamentos para fazer análises de cloro residual e PH.

“Esse projeto é importante, pois ajuda os pequenos produtores a ter água de qualidade para o consumo e para a sua produção, além de uma economia grande. O custo para se obter o equipamento e sua instalação seria de R$ 2 mil em média. Com a parceria o gasto foi de R$ 300”, destacou o presidente da Aderr, Kelton Lopes.