Cotidiano

Com alta de casos de Covid-19, Caracaraí obriga máscara em locais públicos

No decreto, Prefeitura fez recomendações a estabelecimentos comerciais, religiosos, desportivos e agências bancárias

Devido à alta de novos casos de Covid-19, a prefeita de Caracaraí, Diane Coelho (Solidariedade) decretou o restabelecimento do uso obrigatório de máscara facial em órgãos públicos. O decreto, que vale a partir desta quinta-feira (30), foi publicado no Diário Oficial dos Municípios.

A medida vale para:

  • Serviços e atividades realizados pela Administração Pública Municipal em ambiente fechado ou que façam atendimento ao público;
  • Unidades escolares da rede municipal de ensino e do setor privado;
  • Locais destinados à prestação de serviços de saúde públicos ou privados;
  • Transporte coletivo de passageiros e locais de acesso, embarque e desembarque.

Além disso, a Prefeitura recomendou, no decreto, que estabelecimentos comerciais, religiosos, desportivos e agências bancárias aumentem a ventilação natural dos recintos, disponibilizem álcool em gel 70% em local de fácil visualização, principalmente na entrada e saída, e promovam distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.

Alta de casos

Só nas últimas segunda (27) e terça (28), o Município do Sul do Estado totalizou 53 casos, volume bem acima do registrado nas três semanas anteriores, conforme os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Veja os números*:

  • 20 a 24 de junho: -27 casos**;
  • 13 a 15 de junho: dois***;
  • 6 a 10 de junho: um;
  • 30 de maio a 3 de junho: 71 casos.

Ressalvas:

*Roraima não atualiza os dados da pandemia aos fins de semana;

**O boletim do dia 23 de junho informou que houve alterações e exclusão de notificações no sistema ESUS Notifica por parte de alguns municípios. Com isso, Caracaraí excluiu, na ocasião, 50 notificações positivas em relação ao documento anterior;

***Não houve atualização nos dias 16 e 17, em virtude do feriado e ponto facultativo de Corpus Christi.