Cotidiano

Comunidade indígena recebe Carteiras de Identidade

A previsão é que cerca de 500 documentos sejam entregues

Visando a promoção da cidadania dos povos indígenas, o Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC) está emitindo Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento e CPF aos indígenas que ainda não possuem esses documentos.

O órgão participa da Ação Itinerante que o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promove até essa sexta-feira, 28, na Terra Indígena Waimiri-Atroari. A previsão é que cerca de 500 documentos sejam entregues.

Os atendimentos estão sendo realizados no km 01 da BR-174, onde há uma estrutura com energia solar e internet de boa qualidade no Núcleo de Apoio Waimiri-Atroari (NAWA). No local, é realizada uma triagem e dada prioridade aos mais idosos.

Na região, vivem cerca de 2.136 índios divididos em 56 aldeias pertencentes aos Estados de Roraima e Amazonas, que se deslocam pelos Rios Alalaú, Curiaú e trilhas dentro da selva amazônica até o NAWA.

De acordo com o diretor do IIOC, Amadeu Triani, o Instituto realizou no ano passado o primeiro atendimento na área Waimiri-Atroari, quando foram emitidas 236 Carteiras de Identidade.

“Este ano queremos dobrar essa meta. Foi feito um treinamento com dois colaboradores que adiantaram os dados biográficos, o que permitiu maior celeridade ao nosso trabalho, pois o atendimento agora é de coleta de assinaturas, impressões digitais e a foto”, disse.