Cotidiano

Comunidades ribeirinhas fazem testes para detecção da Covid-19

A equipe da Sesau iniciou os trabalhos nesta terça-feira, 18, com a realização de testes rápidos para detecção da Covid-19

Os moradores das comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco, que ficam entre os municípios de Caracaraí e Rorainópolis, recebem esta semana, atendimentos de saúde para as famílias que vivem nessas localidades.

A equipe da Sesau (Secretaria de Saúde) iniciou os trabalhos nesta terça-feira, 18, com a realização de testes rápidos para detecção da Covid-19.

 “A equipe é composta por diversos profissionais da área da saúde e isso possibilita a testagem em massa para o diagnóstico precoce da doença, bem como a prestação de outros serviços importantes, como a atualização do cartão de vacina das crianças e dos pais. O objetivo é envolver a todos e alcançar quase 3 mil moradores da região”, esclareceu o secretário de saúde, Marcelo Lopes.

 Antônio Batista dos Santos, um dos moradores mais antigos da região e representante da comunidade de Santa Maria Velha, ficou satisfeito com a chegada dos serviços.

“Eu agradeço o Governo por ter colocado uma caravana dessa tão importante e que vai beneficiar, não só Santa Maria Velha, como todo o Baixo Rio Branco. Uma equipe excelente que está aqui fazendo um ótimo trabalho e, com isso, eu só tenho a agradecer a equipe e todas as pessoas que estão vindo para fazer o trabalho”, afirmou.

ATENDIMENTO – Em Caracaraí, serão atendidos os moradores das regiões da Ilha do Homero, Sacaí, Terra Preta, Lago Grande, Canauni, Cachoeirinha, Panacarica e Caicumbi. Já em Rorainópolis, serão atendidos quem mora nas regiões da Uga Uga, Santa Maria do Boiaçu, Santa Maria Velha, Vila Cota, Sítio São José, Remanso, Floresta, Itaquera, Samaúma, Xixiau e Bela Vista.

Até a próxima quarta-feira, dia 26 de agosto, outros serviços serão prestados, entre aplicação de vacinas, coleta de preventivos, distribuição de medicamento e de hipoclorito, além de preservativos, em parceria com os municípios.