Cotidiano

Conflito é encerrado com acordo de novas eleições para tuxaua

Informação é que conflito foi motivado por uma disputa de gestão entre apoiadores do tuxaua Pastor Johnny e indígenas que apoiam uma nova líder para a comunidade, a tuxaua Belina

Com informações do repórter Valdemir Bentes

Durante a semana foi registrado a ocorrência de um conflito entre indígenas na comunidade do Manoá, município de Bonfim. A informação neste domingo, 07, é que o clima de tensão foi encerrado após acordo de novas eleições para tuxaua.

A informação inicial é que o conflito foi motivado por uma disputa de gestão entre apoiadores do tuxaua Pastor Johnny e indígenas que apoiam uma nova líder para a comunidade, a tuxaua Belina. 

Em vídeo encaminhado à Rádio Folha 100.3 FM, é possível ver pessoas encapuzadas e munidas de facas e flechas se aglomerando próximo da entrada da região. Imagens também foram registradas de uma fogueira em uma das pontes de acesso do local. Por conta do clima de tensão, foi necessária a intervenção do Ministério Público Federal em Roraima (MPF-RR), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Polícia Federal. 

À Folha, o tuxaua Mizael, apoiador da tuxaua Belina, informou que houve um consenso com as instituições para encerrar o conflito na região com a realização de novas eleições. A previsão é que a escolha ocorra em agosto, em razão da pandemia do novo coronavírus. 

“Ficou decidido com ambas as partes que no prazo de dois meses haverá uma nova eleição. Ficou acordado que não haverá mais essas violências. Não terá mais ninguém na barreira na entrada da comunidade Manoá/Paraíso até ocorrer uma nova eleição e a comunidade definir quem será o novo tuxaua. É o destino certo de trabalho e desenvolvimento, em respeito com as pessoas da comunidade”, afirmou.