Cotidiano

Corpo de Bombeiros realiza curso de capacitação de brigadistas

Com o término da formação, que proporcionou a capacitação de 100 pessoas, Roraima já conta com mais de 1.493 brigadistas habilitados.

O Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual, finalizou no município de Rorainópolis, mais um Curso de Brigadistas de Defesa Civil com especialidade em combate e prevenção de incêndios florestais.

Com o término da formação, que proporcionou a capacitação de 100 pessoas, Roraima já conta com mais de 1.493 brigadistas habilitados. Atualmente, a Defesa Civil estadual tem 161 contratados para atuação em todos os municípios do Estado.

A capacitação começou no dia 4 de outubro e contou com dois módulos. O primeiro com 50 horas/aula e o segundo com 70, totalizando 120 horas/aula com disciplinas de adaptação a brigada florestal, técnicas de combate, construção de aceiros, emergência pré-hospitalar, Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, entre outras.

Este já é o quarto Curso de Brigada de Incêndio realizado desde o início das capacitações em agosto. Amajari, Pacaraima e Uiramutã já receberam as equipes da Defesa Civil, que ofereceram treinamentos aos moradores destes municípios e aos pequenos agricultores locais.

Apesar do foco no combate aos incêndios florestais, os brigadistas que participaram do curso também estão aptos para atuar, como voluntários ou contratados, em operações de estiagem, operações de inverno, operação de combate aos mosquitos aëdes aegypti e aëdesalbopictus, bem como outras endemias ou em desastres relacionados à saúde pública.

“Em setembro, recebemos mais de R$4 milhões em materiais, equipamentos e viaturas. Nos próximos dias, receberemos 30 kits pick-up de combate a incêndios florestais e outros materiais que irão auxiliar nas ações de resposta aos incêndios”, disse o coronel Anderson Carvalho de Matos, subcomandante geral do CBMRR e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.

O diretor executivo de Proteção e Defesa Civil de Roraima, coronel Cleudiomar Ferreira, destacou o cronograma de cursos da Defesa Civil Estadual. “Temos o cronograma de cursos para todos os municípios de Roraima. Já realizamos cursos no Amajari, Pacaraima e Uiramutã, capacitando 64, 110 e 119 respectivamente”, afirmou.