Crianças e jovens indígenas no Palimiu são atacados por garimpeiros - Folha de Boa Vista
TERRA YANOMAMI
Crianças e jovens indígenas no Palimiu são atacados por garimpeiros
Vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami, Dário Vitório Kopenawa Yanomami, informou que recebeu a notícia do ataque de lideranças do Palimiu
Por Folha Web
Em 18/06/2021 às 18:46
Área dentro da Terra Indígena Yanomami com desmatamento da floresta tropical e ocupado pelos garimpeiros que extraem ouro de maneira ilegal (Imagem cortesia do ISA)

A denúncia foi feita pelo vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami, Dário Vitório Kopenawa Yanomami, que enviou ofício nesta sexta-feira (18), para a Fundação Nacional do Índio (Funai), Superintendência da Polícia Federal em Roraima (PF/RR), 1ª Brigada de Infantaria da Selva do Exército – 1ª BIS e Ministério Público Federal em Roraima (MPF-RR).

O líder indígena informou que recebeu a notícia do ataque de lideranças do Palimiu, que relataram sobre a nova agressão contra os yanomami. Esta seria a sétima ofensiva de garimpeiros contra os indígenas, dentro da Terra Yanaomami, em Roraima

“Eles contaram que na tarde de ontem, quinta-feira [17], no horário da tarde, dois jovens e seis crianças yanomami de aproximadamente 11 anos, estavam pescando no rio Uraricoera, próximo a comunidade Tipolei, quando um barco com cinco garimpeiros armados se aproximou”, disse Dario Kopenawa, no ofício.

Segundo ele, as lideranças do Palimiu contaram ainda que os garimpeiros aceleraram contra os yanomami e bateram com o barco na canoa dos jovens, fazendo com que os indígenas caíssem na água e a canoa afundasse. “Eles conseguiram fugir pelo rio e pela mata, enquanto ouviam os garimpeiros chamando por eles, oferecendo bolachas e alimentos”.

Dario Kopenawa disse ainda que, “assustados com o ataque e temendo por suas vidas, os yanomami fugiram até Yakepraopë”.

“Os yanomami continuam sujeitos aos recorrentes episódios de ataques e hostilidades contra suas vidas. Mais uma vez, reiteramos a urgência que o poder público atue de forma sistemática e permanente para conter a atividade do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami e garantir a segurança nas comunidades”, pediu Dario Kopenawa, em ofício enviado às instituições.

LEIA MAIS

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
1
3
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!