Cotidiano

Curso de formação para guardas de fronteira inicia em março

Ao todo, 23 candidatos farão o curso, sendo 19 homens e quatro mulheres. O curso tem aproximadamente quatro meses de duração, com 630 horas

Os candidatos aprovados no concurso público para Guarda Civil Municipal de Fronteira (GCMFRON), da Prefeitura de Bonfim, iniciam no dia 2 de março o curso de formação na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS), em Boa Vista. 

Ao todo, 23 candidatos farão o curso, sendo 19 homens, estando dois na condição de sub judice e quatro mulheres. O curso tem aproximadamente quatro meses de duração, com 630 horas. A Prefeitura vai pagar uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo aos candidatos nesse período.

O secretário Municipal de Segurança de Bonfim, Reinaldo Lacerda, explicou que as matrículas se iniciaram no dia 14 de fevereiro. Para participar do curso, o candidato terá que adquirir o material (enxoval) por conta própria. 

A formação, de acordo com Lacerda, será de caráter eliminatório e classificatório. “Após o curso de formação, o resultado definitivo será publicado no dia 8 de maio de 2020”.

A remuneração mensal é de R$ 1.120,00, que somada a gratificações, chega a R$ 1.456,00. O certame também disponibiliza 5% das vagas para pessoas com deficiência. 

Lacerda informou que a Prefeitura de Bonfim deve disponibilizar o uniforme de guarda municipal somente após a conclusão do curso de formação. “No próximo ano, os guardas receberão um abono do auxílio fardamento, um direito que será incorporado ao salário”, acrescentou.

O município de Bonfim faz fronteira com a Guiana Inglesa, e teve crescimento da área urbana, com a instalação de empresas, aumento no polo turístico, vilas e comunidades indígenas, com perspectiva de crescimento econômico.

“Estamos nos preparando para esse crescimento e os guardas irão salvaguardar principalmente a população e apoiar o trabalho da Polícia Militar e Polícia Civil de Roraima, tornando nosso município ainda mais seguro”, finalizou o secretário.