Cotidiano

Decreto suspende atividade de ferros-velhos em Mucajaí

Empresas que trabalham com reciclagem, com a revenda de sucatas e ferros-velhos, foram fechadas e trabalhadores estão impedidos de exercer a atividade

As empresas que trabalham com reciclagem em Mucajaí, com a revenda de sucatas e ferros-velhos, estão impedidos de trabalharem desde a noite da última sexta-feira, 17.

Eles foram surpreendidos por um decreto municipal fechando as sucatarias do município. O Decreto Municipal 030/2021, de 16 de setembro de 2021, suspende as atividades comerciais e o funcionamento de empresas do ramo de depósito de sucata ou ferro-velho, desmanche, comércio de peças usadas e afins. 

Entre as justificativas, o decreto menciona que uma lei municipal já está sendo elaborada para determinar regras específicas para o comércio destes produtos. Mas enquanto isso, proprietários de cinco empresas que atuam no município dizem que estão sem fonte de renda. 

O documento estabelece multa de R$ 2 mil a R$ 5 mil em caso de descumprimento. 

Geane Oliveira de Almeida disse que há 14 anos trabalha nesta área e foi surpreendida com viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal, entregando o decreto municipal fechando o estabelecimento.

“Este é o único meio de ganho de vida que tenho. Nós trabalhamos em prol do município. Nesse decreto diz que pessoas reclamam da sujeira. E é o contrário, a gente faz uma limpeza na sede e nos interiores.”

Sem trabalhar desde o último sábado, estes estabelecimentos acumulam garrafas plásticas, papelões e outros materiais, sem destinação. “Não tiveram a consideração de fazer uma reunião para nos explicar o que tá acontecendo. Já chegaram com a polícia sem a gente saber o que era”, indignou-se.

O decreto justifica: 

A necessidade de fiscalizar melhor as atividades das empresas do ramo;
Controle de atividades potencialmente poluidoras;
Reclamações da população sobre a falta de cuidado no cuidado de materiais;
Uma lei municipal irá determinar regras específicas