PUBLICIDADE
EM AMAJARÍ
Delegacia de Amajari está fechada
Ocorrências foram transferidas para a Delegacia de Pacaraima, distante cerca de 160 Km
Por Folha Web
Em 02/07/2019 às 00:35
Segundo o vereador Adriano Novinho (PRP), Amajarí está sem delegado desde o ano passado (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

VANESSA FERNANDES
fanessavernandes@gmail.com 

O 1º Distrito Policial de Amajari – ao Norte do estado – foi fechado na semana passada pela Polícia Civil, por não possuir estrutura necessária para o funcionamento, segundo informações apresentadas à redação da Folha. O município que possui por volta de oito mil habitantes, agora terá sua demanda de atendimento encaminhada para a delegacia de Pacaraima, distante cerca de 160 quilômetros.

A denúncia partiu do vereador Adriano Novinho (PRP) que, ao procurar a reportagem, informou que todo trabalho relacionado ao 1º DP era feito por agentes, já que o município não possuía um delegado desde 2018. O parlamentar ainda destacou que a criminalidade em Amajari aumentou nos últimos meses. Segundo ele, assaltos, brigas de facções e a venda de drogas se tornaram recorrentes no dia a dia da população.

“O motivo para a retirada da delegacia precisa ser revisto. Agora não temos mais nada além da PM (Policia Militar). Amajari é um município grande, que possui movimentação turística. Além disso, a unidade também atendia vilas próximas como Trairão e Bom Jesus. Não podemos ficar sem o serviço e recorrer somente à Pacaraima”, frisou Novinho. 

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara de Vereadores de Amajari, Edvilson Ribas (PTC), protocolou nesta segunda-feira (01) junto à Delegacia Geral, pedido para a reativação do 1º distrito. Em vídeo, Ribas explica que a retirada da delegacia não foi motivada pelo baixo número de ocorrências ou atendimentos, mas sim pela ausência de efetivo e quantidade insuficiente de viaturas. 

Polícia diz que demanda era pequena

A Polícia Civil de Roraima, por meio da Delegacia Geral, informou que a pequena demanda em relação a flagrantes e demais procedimentos policiais foram considerados para a decisão. Segundo eles, em contraponto com o crescente aumento de registro de crimes na vizinha Pacaraima, bem como o número reduzido de servidores, ocasionaram a suspensão parcial por 180 dias, das atividades do Distrito Policial de Amajari. “Mas, para que a população não precise se deslocar até a cidade mais próxima, os boletins de ocorrência poderão ser registrados no prédio do Ciretran Amajarí, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 19h30. As ocorrências com flagrantes ou de maior complexidade, assim como os BO’s registrados no município, serão encaminhadas à Delegacia de Pacaraima para análise e providência da autoridade policial, de forma a minimizar os prejuízos dos cidadãos”, informou por meio de nota.

***
Gostou?
5
0
Leonardo disse: Em 02/07/2019 às 16:17:01

"Acho engraçado ver esses vereadores se preocupando com o fechamento da delegacia de Amajari. Na época em a delegacia funcionava em precária condições, inclusive a casa onde funciona a delegacia estava pra cair na cabeça dos agentes, não se viu um único vereador preocupado com os servidores que ali prestavam serviço para a população. Agora que a delegacia fechou por falta de efetivo e condições precária do prédio, vem reclamar como se preocupassem com a população daquele município...ah.. faça me o favor!!!"