Cotidiano

Delegacia de Pacaraima sofre falta de agentes e viaturas, diz MP

Informação é que o promotor de Justiça Vacio Ferri fez diligências e verificou várias falhas na atividade policial,

A atuação da Polícia Civil em Pacaraima foi alvo de recomendação do Ministério Público Estadual nesta quinta-feira, 06. A informação é que falta condições suficientes para atender a demanda no município, como falta de agentes e viaturas.

A recomendação da Promotoria de Justiça de Pacaraima é encaminhada ao Delegado Geral da Polícia Civil, Herbert de Amorim Cardoso, e ao Delegado Diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior, Maurício Nentwig Silva.

A informação é que o promotor de Justiça Vacio Ferri fez diligências e verificou várias falhas na atividade policial, como a falta de agentes e escrivães na delegacia para execução do trabalho; viatura inadequada para uso dos policiais; falta de controle eletrônico dos procedimentos de investigação e grande quantidade de inquéritos prescritos por conta da demora na conclusão das investigações. 

Diz ainda que o Governo do Estado não cumpriu o acordo de reforçar o quadro de agentes e realização de mutirão com o objetivo de digitalizar os procedimentos investigatórios e concluir as investigações pendentes da delegacia do município, mesmo com a realização de protestos da população em fevereiro deste ano.

O MPRR também emitiu Recomendação com orientações específicas para as delegadas Haydee Nazaré de Magalhães e Rozane Maria Widmar, que atuam em Pacaraima, para que deem continuidade às investigações dos procedimentos instaurados, já que dezenas de inquéritos não são movimentados há mais de um ano.

ORIENTAÇÕES – O MP recomenda às autoridades que determinem, no prazo de 10 dias, a digitalização de todos os procedimentos físicos de investigação em trâmite na delegacia, inserindo-os no sistema Projudi, remetendo os processos imediatamente à Promotoria de Justiça em Pacaraima, caso estejam com prazo de tramitação vencido. 

Ainda devem ser adotadas, no prazo de 30 dias, medidas para o aumento do número de servidores da delegacia e disponibilização de recursos materiais necessários, inclusive viaturas adequadas, para o bom e regular desenvolvimento dos trabalhos. “O Ministério Público pede que, em 30 dias, seja organizada a escala de trabalho dos delegados e demais servidores para evitar o retardamento na tramitação dos processos”, finalizou a recomendação.

OUTRO LADO – A PCRR (Polícia Civil de Roraima) informou, por meio de nota, que recebeu a recomendação do Ministério Público Estadual e que cada situação apontada será analisada para, assim, serem adotadas a providências necessárias.