Cotidiano

Denúncia aponta problemas de acesso do público a exame da Covid-19

Uma moradora da Vila do Trairão, localizada em Amajari, precisou ir a três vilas para tentar realizar o exame. Fora isso, ainda teve a demora para saber o resultado do teste

A propagação do Coronavírus (Covid-19) em Roraima tem preocupado a população, principalmente aqueles que começaram a sentir os sintomas da doença. Porém, ter acesso ao exame e ao resultado pode se tornar uma matéria complicada.

A estudante de fisioterapia Luciana da Silva Bello relatou a reportagem que a mãe, uma senhora de 52 anos, que possui diabetes e pressão alta, e é moradora da Vila do Trairão, estava há mais de 15 dias com sintomas de Covid-19. Ela teria ido aos postos de saúde da comunidade onde mora, das vilas Brasil (sede do município) e do Paiva (Tepequém), para tentar realizar o exame para Coronavírus, porém não obteve êxito.

Luciana conta que a mãe só conseguiu fazer o exame na última terça-feira (19), quando foi novamente ao posto de saúde da Vila Brasil. Entretanto, o resultado nunca foi apresentado a mulher e só ficou sabendo do diagnóstico positivo para Covid-19 nesta terça-feira (26), após a filha entrar em contato com uma conhecida que trabalha dentro do Laboratório Central de Roraima (Lacen). Após isso, a prefeitura entrou em contato com a estudante no dia seguinte para falar sobre o resultado

“A minha mãe fez o teste lá, mas nunca saiu o resultado porque lá não tem bioquímico. Nunca chegou o resultado e ela tá nessa há mais de 15 dias. A minha revolta é essa demora toda do município para dar um resultado. A minha mãe mora em uma vicinal e não tem transporte próprio”, disse a estudante de fisioterapia.

OUTRO LADO – Entramos em contato com a secretaria de saúde do município de Amajari para pedirmos posicionamento sobre a denúncia e aguardamos retorno.

Publicidade