Cotidiano

Desfile Cívico de Mucajaí ressalta união da família e escola

Céu nublado colaborou com a população que esteve em peso para prestigiar o evento

A avenida Nossa Senhora de Fátima, no Centro do Município de Mucajaí, ao Sul do Estado de Roraima, foi palco de um momento histórico na manhã deste sábado, 7 de setembro, o qual relembra a Independência do Brasil. Famílias, autoridades, escolas, igrejas, universidades e associações marcaram presença no evento.

A prefeita do Município, Eronildes Gonçalves (PL), acompanhou todo o desfile cívico e agradeceu o esforço de cada entidade que esteve presente e unida para celebrar a data. “Como brasileira é um prazer representar o grito da independência, que foi declarado há 197 anos e Mucajaí mostra hoje seu patriotismo”, disse a prefeita.

Até o céu nublado colaborou com a população, que esteve em peso para prestigiar a comemoração. Na avenida, passaram alunos das escolas estaduais e municipais, universidades, a Guarda Civil, Prefeitura de Mucajaí, secretarias, associações, igrejas e núcleo educacional. A solenidade foi encerrada com a apresentação da Fanfarra Fanjuvi, grupo de Mucajaí.

Lidiana de Souza da Costa é moradora da região e conta que acordou ansiosa para ajeitar a filha, que foi porta-bandeira da Escola Lígia Bruna. “É a segunda vez que minha filha participa da cerimônia, mas todo ano faço questão de vir”.

Há também quem saiu mais cedo de casa para participar do desfile. Natiele Lima estuda em Mucajaí, mas mora próximo a Vila do Roxinho. Ela levou o brasão da Escola Francisco Pereira Lima. “A emoção é grande em ouvir o som das bandas tocando, tenho orgulho da organização do evento e de viver esse momento tão importante para todos nós brasileiros”.

“O sucesso deste evento é uma conquista conjunta, da Secretaria de Educação,  entidades, equipe de coordenação e pedagógica das escolas e secretarias. O tema deste ano do desfile foi ‘Família e Escola: um sentimento de amor’, que teve como objetivo aproximar a população da comunidade escolar”, explicou a secretária municipal de Educação, Sueli Magalhães.