Cotidiano

Despejo incorreto de lixo incomoda moradores do Alto Alegre

População reclama do risco que sacolas plásticas trazem para o meio ambiente, além da concentração de mosquitos

Moradores do município de Alto Alegre reclamam do despejo incorreto de lixo, em especial, das sacolas plásticas que representam danos ao meio ambiente e prejuízo para a população que dependem dos rios para se alimentar e sobreviver economicamente por meio da pesca. Ainda, que os dejetos atraem moscas e outros insetos para as residências.

Segundo uma das denúncias, o problema se agrava todos os anos no período chuvoso. Nas imagens enviadas por moradores à Rádio Folha 100.3 FM nesta sexta-feira, 07, é possível ver o acúmulo de lixo em valas da cidade, próximo à igarapés e na beira da estrada que dá acesso ao município.

“A invasão das varejeiras, das moscas, está insuportável aqui em casa. Todo ano, período de chuva, fica desse jeito. Isso escorre para dentro de açude, de gente que tira peixe. Esse açude escorre água para os igarapés, vai parar no Rio Mucajaí, contaminando o solo. Todo ano é essa situação”, afirma uma das moradoras da região.

Confira áudio da denúncia:

folhabv · Denúncia lixo

PREFEITURA – Em 2014, a promotoria de Justiça da Comarca de Alto Alegre chegou a instaurar procedimento para investigar possíveis danos ao meio ambiente por conta do despejo irregular de resíduos sólidos, além de expedir notificação recomendatória para apresentação de projeto de construção e criação de aterro sanitário na cidade.

À FolhaBV, o prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado (PSD), afirma que a administração municipal segue os preceitos para ajustes no aterro sanitário da cidade. “A Prefeitura faz o despejo correto. O aterro precisa de alguns ajustes que serão iniciados ainda este mês. Nós seguimos o protocolo conforme o acordo que fizemos junto com o Ministério Público e com a Justiça de Alto Alegre, até por que existe um inquérito em andamento na justiça desde 2012”, afirma.

O prefeito ressaltou ainda que também existem muitas pessoas de má índole que vão até o aterro no meio da noite para fazer despejo incorreto. “Jogar ossada e até, as vezes, outros entulhos em locais incorretos. Mas isso não é a Prefeitura, são pessoas de má índole”, acrescenta.

Confira mais imagens do despejo incorreto de lixo:


Lixo acumulado atrai mosquitos (Foto: Divulgação)

Dejetos são vistos em beira de estrada no Alto Alegre (Foto: Divulgação)

Leia mais: 

Moradores denunciam queima de lixo a céu aberto em Alto Alegre