Cotidiano

Disputas de futsal e atletismo iniciam Jogos Escolares

Somente neste sábado, serão 14 partidas entre 28 times masculino e feminino, categorias mirim e infantil, de 14 escolas de Normandia, Bonfim e Cantá

O fim de semana está movimentado em Normandia com o início das competições dos 49° Jogos Escolares de Roraima (JER’S). Neste sábado, 02, pela manhã, a equipe de futsal mirim feminino da Escola Mariano Vieira estreou na competição com o pé direito no primeiro jogo do dia.

A equipe da escola do município sede da etapa Regional I, venceu por 3×1 o time da Escola Municipal Maciel Ribeiro, de Bonfim. O técnico da equipe, professor Joemir Lima dos Santos disse que apesar de não terem tido muito tempo de preparação em função da pandemia, trouxe a equipe para participar.

“Não tivemos muita preparação, para conhecer cada atleta e preparar bem o time, mas estamos aqui, mas trouxe a equipe para representar a escola. Na verdade, elas são as artistas nós somos apenas expectadores. Graças a Deus alcançamos um bom resultado na primeira partida”, disse o professor Joemir.

Denjarlie de Almeida Gomes, artilheira da partida, marcou dois gols para o time. Pela primeira vez participando dos JER’S, a estudante do 7° ano da Escola Mariano Vieira era só orgulho.

“Minha equipe coloca muita fé em mim. É a primeira vez que estou participando desses jogos, fiquei muito feliz pelos gols e vou continuar seguindo jogando meu futebol”, disse satisfeita a aluna-atleta.

Os jogos seguem no Ginásio Estadual de Normandia. Somente neste sábado, serão 14 partidas entre 28 times masculino e feminino, categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos) de 14 escolas de Normandia, Bonfim e Cantá.

Os jogos movimentam o município e o público lotou o Ginásio para torcer. O diretor do Instituto de Desporto de Roraima, Dinaildo Barreto, está feliz com o início da maior competição esportiva do Estado.  

“Uma grande equipe do Governo de Roraima, por meio da Seed e do Instituto de Desporto de Roraima está mobilizada para realizar os melhores Jogos Escolares. Estamos felizes com o início da competição, reunindo atletas, professores, pais e toda a comunidade do município que veio prestigiar as competições”, destacou Barreto.

ATLETISMO

Além do futsal, acontecem as competições de atletismo, na pista localizada em frente à Prefeitura do Município. No total, 102 alunos-atletas disputam provas como salto em distância, 100m rasos, 80m rasos, arremesso de peso de 3kg e 5k, salto em distância, revezamento 5x80m rasos, lançamentos de disco além das provas de corridas de 300m, 200m e 150m rasos.

A competição segue em Normandia, como apoio da Prefeitura Municipal, até o dia 04 de julho. Na sequência, ocorre a Regional II em Rorainópolis de 07 a 10 de julho, reunindo atletas de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe.

EM SEIS FASES

A 49ª edição dos Jogos Escolares de Roraima ocorrerá em seis fases, sendo quatro fases regionais, fase Capital e fase final. A Regional I ocorre em Normandia. A Regional II ocorrerá em Rorainópolis. A Regional III será realizada em Caracaraí, de 13 a 16 de julho, para atender os estudantes dos municípios de Mucajaí e Iracema.  

A Regional IV será em Amajari, de 20 a 23 de julho, reunindo atletas de Pacaraima, Alto Alegre e Uiramutã. A etapa Capital será realizada em Boa Vista, de 27 a 30 de julho, atendendo alunos-atletas de escolas da cidade de Boa Vista e da Zona Rural.

Os vencedores das etapas regionais garantem vaga para participar da grande fase final, que está marcada para ocorrer em Boa Vista, no período de 03 a 10 de agosto.

Os alunos-atletas disputam o lugar mais alto do pódio em dez modalidades individuais (atletismo, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e ginástica rítmica) e em quatro coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol), nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino.

No xadrez, somente haverá disputa na categoria 15 a 17 anos e a ginástica rítmica, na categoria 13 a 15 anos, somente no naipe feminino. Já a modalidade de futebol de campo será disputada em um outro evento escolar que será organizado pelo IDRR no segundo semestre deste ano.

A última edição dos Jogos Escolares de Roraima realizada em 2019 reuniu 3.304 alunos-atletas de 127 escolas da Capital e do Interior.