Cotidiano

Enoturismo aparece como opção de lazer para brasileiros

Bento Gonçalves é um dos principais destinos de enoturismo no país e contribui para uma viagem segura e com mais momentos ao ar livre, evidenciando o contato com vinhedos e paisagens deslumbrantes

Com a pandemia de COVID-19 que se alastrou pelo Brasil em 2020, o setor de turismo foi um dos mais afetados economicamente no país. Contudo, com a maioria das cidades diminuindo as restrições estabelecidas pela pandemia e com o avanço da imunização entre a população jovem e adulta, as perspectivas são positivas para uma retomada do turismo mais próxima. Segundo recente estudo realizado pela agência Conversion, que entrevistou 271 brasileiros na internet, 91,88% dos turistas entrevistados pretendem fazer uma viagem a turismo após se vacinarem. 

Destinos que evitam aglomerações e prezam por maior contato com a natureza e ao ar livre tendem a ser os mais procurados pelos turistas que querem viajar com maior segurança. Na Serra Gaúcha, por exemplo, é possível praticar enoturismo e conhecer vinícolas mundialmente conhecidas no Vale dos Vinhedos, em seu Roteiro em Bento Gonçalves, município considerado como a capital da uva e do vinho. “O enoturismo é uma ótima opção de viagem segura, principalmente aos viajantes que gostam e tem vontade de aprender mais sobre vinhos, já que possibilita um contato mais próximo e aprofundado nos vinhedos e vinícolas pelo país”, destaca Eric Ferreira, fundador da Del Vino Wine Club.

Bento Gonçalves, inclusive, já apresentou boa retomada do turismo nos primeiros sete meses de 2021. Segundo dados disponibilizados pela Secretaria de Turismo do município, de janeiro a julho deste ano, a cidade recebeu 649.735 visitantes, número ainda inferior ao mesmo período de 2019, quando foram 922.204. No entanto, em comparação com o mesmo período de 2020, primeiro ano da pandemia, foram 388.179 visitantes, demonstrando boa recuperação do setor na região. 

Com foco na apreciação dos vinhos e contato direto com os vinhedos e vinícolas mais reconhecidas do país, a cidade abriga a maior parte do Vale dos Vinhedos e possui infraestrutura completa para a prática de enoturismo e também para momentos de lazer e relaxamento com boas pousadas e hotéis, e gastronomia de alto padrão. Além disso, a região valoriza muito a cultura da Itália, já que os primeiros imigrantes de lá eram italianos, por isso, passear por Bento Gonçalves é estar próximo também da cultura e história da imigração italiana.