Cotidiano

Escola Indígena alcança primeiro lugar em Feira Virtual de Ciências

O projeto que foi desenvolvido em 2018 sofreu alguns ajustes e foi apresentado na competição

A Escola Estadual Indígena Tuxaua Antônio Horácio, localizada na Comunidade Boca da Mata em Pacaraima, foi premiada no início desta semana com o 1º lugar na Feira Virtual de Ciências que aconteceu nos dias 24 a 26 de novembro do ano passado.   

Para a realização do projeto os alunos de 1º a 5º ano, e professores guardaram os materiais recicláveis em bom estado e depois de separados foram transformados em jogos e brinquedos.

Jordânia do Nascimento, professora da escola, foi orientadora na feira virtual e contou como a atividade influenciou na vida dos alunos. “A partir do que foi separado, jogos puderam ser construídos, para que as crianças possam usufruir no seu dia a dia escolar permitindo-lhes brincar com algo feito por eles, dando um sentido ainda mais especial para o projeto. Dessa forma foi possível dar nova vida aos materiais que possivelmente seriam descartados nas residências”, disse.


As crianças criaram brinquedos com materiais reciclados (Foto: Divulgação)

A professora ainda falou sobre a aprendizagem transmitida às crianças. “O principal objetivo é desenvolver em nossos alunos ações e posturas responsáveis e conscientes,  estimulando um olhar atento, visando um mundo melhor quanto ao respeito, preservação ao meio ambiente e dos cuidados com o planeta de modo geral”, finalizou.

Francisco Souza, que também é professor orientador do projeto ressaltou que hoje, dia nacional do pedagogo, a participação das profissionais pedagógicas foi essencial para que a escola fosse campeã.

“É um projeto espetacular na área ambiental, desenvolvido por professoras pedagogas anos atrás, a gente só deu uma roupagem nova ano passado durante a pandemia e aí fomos vencedores  na feira virtual de ciências”, disse. 

O projeto que foi desenvolvido em 2018 sofreu alguns ajustes e foi apresentado na competição.