Cotidiano

Estudantes do Amajarí produzem geleia de pimenta, que cai no gosto popular

Estudantes aprenderam a fazer a geleia na disciplina Agroindústria Familiar. Hoje o pote é vendido por R$ 5,00 e esgota na feira

O que era para ser apenas um produto de sala aula virou case de sucesso dos estudantes do curso de Educação a Distância de Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Roraima do Campus Amajarí.

Trata-se de uma geleia de pimenta produzida pelos alunos durante as aulas da disciplina Agroindústria Familiar, ofertada no primeiro semestre de 2019. O professor desafiou os alunos a apresentar um produto em conserva.

Produzida a partir de pimenta, abacaxi e açúcar, o produto surgiu inicialmente como compota de pimenta com maçã, mas, por ter ficado muito picante, as estudantes Edileia Araújo, Ildemárcia Franco das Neves, Vilma Conceição Moreira e Rafaela Queiroz tiveram a ideia de transformar em geleia, para deixar o produto mais agradável ao paladar. Foi quando substituíram a maçã pelo abacaxi. Não deu outra. A geleia ficou saborosa e caiu no gosto popular.

Hoje a produção é comercializada nos principais eventos pedagógicos do campus e até na feira do município. O pote, com 140 ml, é vendido por R$ 5,00 e tornou-se a fonte principal de arrecadação de recursos para a formatura da turma de 14 alunos, que deve ocorrer no fim de 2019. Na etapa dos Jogos de Integração dos Servidores no Campus Amajarí, algo em torno de mil unidades do produto foram entregues aos participantes.

Casada, mãe de dois filhos, Ildemárcia é moradora do Amajari há 23 anos e diz ter encontrado no curso a inspiração para o seu dia a dia. “O curso revigorou a minha vida, porque eu estava precisando tanto dele quanto dos meus colegas. Foi uma espécie de libertação pessoal, pois estou desempregada e passava o dia em casa, sozinha, pensando no que fazer, já que existe carência de faculdades e cursos no município. Agora, virei incentivadora da turma e a que mais “pega no pé” para que ninguém desista, falte à aula ou deixe de realizar as atividades pedagógicas. Se tiver curso para fazer, ainda mais se for superior, eu estou lá. Quero fazer. E com vários projetos na área da pimenta”, brincou, sem descartar a ideia de o grupo continuar a produção de geleia pós-curso, como forma de empreender.

A professora da rede municipal de ensino, Vilma Conceição Moreira, casada, mãe de quatro filhos, morou por mais de uma década na Vila do Trairão e há seis anos reside na sede do Amajarí e disse que o curso é complementação na vida familiar e pessoal. “Os conhecimentos adquiridos vão ajudar meus pais e minha irmã, que moram no Trairão. Digo aos meus alunos que fui da roça, hoje sou formada, estou no IFRR. Quando fui avisar que estaria fazendo a geleia, e eles deveriam ficar quietinhos, meus alunos disseram: “Tia, tu és exemplo”. Então, isso é melhor do que o salário que eu ganho no fim do mês, que é teu aluno te olhar como exemplo”, disse emocionada.

Beneficiamento de alimentos melhora qualidade de vida 

 

A pimenta ia estragar e hoje a geleia é a mais vendida na feira

Na disciplina Agroindústria Familiar, alunos aprendem sobre beneficiamento de alimentos e como preservar o valor nutricional e sua vida útil, além de agregar valor ao produto. A preservação de alimentos pode ser feita artesanal ou industrialmente.

De acordo com o professor da disciplina, Patrício Ferreira, o objetivo é fazer com que o aluno compreenda os princípios do beneficiamento dos diferentes alimentos de origem animal e vegetal, buscando tecnologias economicamente viáveis às demandas regionais, visando à melhoria da qualidade de vida das famílias e da comunidade onde vivem.

A ideia da geleia de pimenta surgiu depois de um desafio do professor aos alunos durante aula prática sobre conserva de pimentas e as utilizadas foram as do próprio campus, que estava tendo alta produção. “Ao observarem que muitas pimentas seriam perdidas, os estudantes tiveram a ideia de fazer um produto diferenciado, no caso a geleia com pimenta, e, utilizando os princípios de empreendedorismo, pensaram em comercializar na feira livre e nos eventos do Instituto Federal, não apenas a geleia, mas também doce de leite, conserva de pimenta e outros produtos,” disse o docente.

Na avaliação do professor, o resultado foi bastante surpreendente, pois os estudantes puderam colocar em prática o que tinham visto em sala de aula e mostraram características empreendedoras. “Entre os produtos comercializados, a geleia com pimenta foi o que mais fez sucesso. Demonstrou ser viável a criação de uma agroindústria na região, porque toda a produção foi vendida rapidamente na feira. Então, nós observamos que tem um nicho grande de mercado em relação a produtos regionais agroindustrializados”, comentou Ferreira.

Sobre a importância na oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância, o professor afirmou ser fundamental, pois permite que o IFRR chegue a lugares e regiões de difícil acesso, que a instituição não conseguiria alcançar na modalidade tradicional. E chegar a lugares distantes representa uma oportunidade para pessoas que não teriam condições de deixar suas localidades para fazer um curso, seja por questões familiares, de trabalho ou por falta de condições financeiras.