Cotidiano

Ex-servidores de Rorainópolis continuam com salários atrasados

Servidores municipais exonerados relatam que estão passando por necessidades, faltando dinheiro para comprar alimentos, além de possuírem contas atrasadas

Após promessas, servidores municipais de Rorainópolis esperavam receber os salários referentes ao mês de novembro e dezembro neste mês de janeiro, no entanto, até esta segunda-feira, 25, o pagamento não foi realizado.

Esses profissionais atuaram em diversos setores do município por conta da pandemia, e segundo eles, não estão podendo comprar alimentos para as refeições diárias, por falta de dinheiro.

Eles também relataram à equipe de reportagem da FolhaBV que vários profissionais foram exonerados sem receber o pagamento dos meses trabalhados.

“Até o presente momento, estamos esperando o pagamento de novembro e dezembro, pois fomos exonerados e não recebemos nenhuma explicação sobre nada, mas agora o que nos interessa é receber o nosso salário, pois temos família e precisamos nos alimentar e pagar as contas”, declara.

Uma das servidoras exoneradas pede para que o pagamento seja realizado de imediato, pois segundo ela, receber seu salário é um direito por ter trabalhado nos meses citados. “Passei o natal e ano novo sem poder comemorar, pois sem alimento na mesa, não tem como. Tenho contas atrasadas, temo pelo aluguel atrasado, pelo corte da minha energia e pela minha família e eu passarmos fome. Minha situação só não está mais crítica porque alguns amigos me ajudam no que podem”, disse.

Além disso, profissionais da educação reclamam da falta de pagamento do salário referente ao mês de dezembro. “O salário de dezembro ainda não foi pago e não obtemos nenhuma resposta nem da prefeitura nem da Secretaria Municipal de Educação”, expôs o profissional.

Segundo outra denúncia, um funcionário que trabalha como vigia no município, foi até a sede da prefeitura de Rorainópolis pedir esclarecimento sobre o pagamento dos salários atrasados a dois meses. “Quando ele chegou ao local, os funcionários empregados sorriram do trabalhador e falaram que o prefeito mandou afirmar que não tem como pagar os salários atrasados. Receber o salário é um direito que nos cabe”, disse o denunciante.