Cotidiano

Falta de EPIS para profissionais de saúde é denunciada na justiça

A reclamação foi apresentada oficialmente ao Ministério Público de Roraima pelo Senador Telmário Mota (PROS-RR)

O senador Telmário Mota (PROS-RR) oficializou, nessa segunda-feira (11), ao Ministério Público Federal de Roraima e ao procurador do Trabalho, Dr. Alberto Bastos Balazeiro, apuração urgente da denúncia de que os profissionais da saúde indígena, do Dsei Leste, estão enfrentando graves dificuldades para desenvolver suas atividades. 

Devido à falta de equipamentos de proteção individuais (EPIs), os profissionais estão expostos aos riscos da Covid-19, e também aumentam os riscos de contaminação para as comunidades indígenas, em todas as regiões do estado. São mais de 370 comunidades que são atendidas por aproximadamente 54 equipes multidisciplinar de Saúde. 

“Segundo a informação que recebi, esses profissionais não têm os devidos equipamentos de proteção individual como máscara N95, álcool em gel, avental de proteção individual, óculos de proteção, protetor facial e luvas descartáveis. Os profissionais da saúde precisam prestar os serviços sem correr o risco de contaminação, ou de serem infectados”, justificou o senador Telmário.