Cotidiano

Família oferece recompensa por pistas que levem a avião desaparecido

Recompensa de R$30 mil foi anunciada por familiares; FAB suspendeu as buscas, que foram assumidas pelo Corpo de Bombeiros

A família do piloto Cristiano Nava Encarnação, de 32 anos, que desapareceu após decolar em um avião de pequeno porte com Wallace Gabriel de Souza Lopes, 24, e Antonio José Oliveira da Silva, 46, rumo a uma região de garimpo na terra Yanomami, oferece uma recompensa de R$ 30 mil para quem fornecer informações verídicas que possam ajudar a localizar os três homens. 

A aeronave está desaparecida desde o último dia 4 de agosto. Antônio José fretou o avião, levando Wallace Gabriel para consertar um helicóptero que deu pane na terra indígena do Homoxi, em avião pilotado por Cristiano Nava. A previsão de retorno era o mesmo dia. 

Inicialmente as buscas foram conduzidas pela FAB (Força Aérea Brasileira), mas o temor de familiares de que as buscas fossem encerradas, o que acabou se concretizando. Segundo a instituição, a operação foi suspensa até que fosse encontrado algum vestígio que levasse a localizá-los. 

O Corpo de Bombeiros assumiu as buscas. Segundo familiares, uma equipe está no entorno da comunidade Homoxi, município de Iracema, que seria o destino do avião, e a previsão de retorno é este domingo, 22 . 

A última informação referente ao caso partiu de Willyans Ramos da Silva, que é filho de Antônio José Oliveira da Silva. Ele disse que a família recebeu a informação de que foi vista uma clareira e uma fumaça saindo de dentro da mata, próximo do local onde a aeronave teria caído. Mas que quando um helicóptero tentou se aproximar, foi surpreendido por tiros que acertaram a aeronave. 


Familiares confirmaram à FolhaBV que anúncio é verídico (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Buscas

Na tarde desta sexta-feira (20), o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima informou as buscas continuam.

A Companhia de Busca e Salvamento, que está na região, informou que até o presente momento, não localizou vestígio das vítimas ou do avião.

“A equipe do CBMRR já avançou bastante no terreno seguindo a rota prevista para a aeronave, porém não localizou nenhum vestígio de que a aeronave tenha caído naquela região.”