Cotidiano

Homens se vestem de mulher e falam de prevenção do câncer de mama

Em uma ação do Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde na Vila Martins Pereira, no município de Rorainópolis, uma atitude chama a atenção das pessoas.

Os municípios estão nas atividades de encerramento das ações de campanhas e orientação do Outubro Rosa, que visa conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Em uma ação do Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde na Vila Martins Pereira, no município de Rorainópolis, uma atitude chama a atenção das pessoas.

O agente comunitário de saúde, Renato Barbosa de Souza, e o técnico de enfermagem, Alexandre Alves Oliveira, realizam um teatro para trabalhar a conscientização das mulheres para com cuidados ao câncer de mana. 

Os dois profissionais se passam por duas mulheres que se auxiliam na hora de fazer o alto exame da mama e logo que descobrem vão direto para um hospital em busca de atendimento especializado. 

O teatro foi apresentado durante uma ação de saúde, que contou com palestras sobre prevenção ao câncer de mama, atendimento médico e odontológico, atividades de fisioterapia, além de brindes e um delicioso lanche. 

Durante todo o mês de outubro, servidores e profissionais da saúde da sede e dos distritos de Rorainópolis estiveram empenhados nas ações do outubro rosa. 

“Poder de certa forma levar as informações certas sobre um tema tão relevante para a saúde, por meio de uma encenação, foi muito gratificante”, ressaltou o agente comunitário de saúde.