Cotidiano

Hospital de Rorainópolis não tem pacientes com covid-19 há quase 20 dias

Desde o dia 21 de dezembro nenhum paciente com covid-19 foi internado na unidade

O Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, localizado no município de Rorainópolis, não registra nenhuma internação por covid-19 desde o dia 21 de dezembro, ou seja: há mais de duas semanas, nenhum paciente precisou ser internado para tratar a doença.

Os dados são do Boletim Epidemiológico, construído pela CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), atualizado diariamente com base nos dados emitidos pelas unidades hospitalares que são referência para o tratamento de pacientes com covid-19.

De acordo com o diretor geral do Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, Márcio Alves, isso reflete o momento de controle. 

“Já sinaliza um retorno das atividades ao normal no nosso Estado e que a pandemia já está silenciando um pouco mais. E pra gente é um avanço e uma vitória e a prova de que toda a nossa luta está tendo resultados”, enfatizou o diretor.

Para Élida Barbosa Lopes, gerente de Enfermagem do hospital, que atua na saúde do Sul do Estado há 19 anos, é uma alegria registrar a redução de casos.

“Nós aqui do hospital estamos muito felizes de iniciar o ano com zero pacientes internados com covid na nossa unidade e ficamos muito felizes de ver que a população está tendo mais consciência sobre o uso de máscara e álcool em gel, que são medidas fundamentais para garantir o controle da doença e a diminuição de casos”, esclareceu.

De acordo com o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, para que o cenário de controle continue e os registros caiam ainda mais, a população precisa continuar com as medidas de segurança.

“Depois desses quase dois anos de pandemia a gente ver que desde o início do ano não tem paciente internado, nos causa muita alegria, tanto como servidores da saúde, como cidadãos”, ressaltou o secretário.

O governador Antonio Denarium relembra que nestes meses de pandemia o Governo do Estado trabalhou forte pela saúde colocando em prática medidas importantes.

“Foram meses muito difíceis, mas não desistimos um dia sequer e mantivemos o trabalho de reestruturação da saúde com obras no HGR que teve o Bloco B reformado com mais 53 leitos para atendimento em pneumonia, clínica médica e cirurgia geral. O Grande Trauma e o Pronto Socorro Francisco Elesbão também foram reformados, contratamos leitos de retaguarda na rede particular, abrimos o hospital de campanha e tivemos muitas outras medidas importantes que ajudaram o nosso Estado”, finalizou o governador.