Cotidiano

Incêndio no Parque Nacional Monte Roraima é controlado

Segundo a Defesa Civil Estadual, combates se concentraram na região desde o início de abril

O incêndio no Parque Nacional Monte Roraima, no município de Uiramutã, foi controlado informou a Defesa Civil Estadual nesta quinta-feira, 25.

À FolhaWeb, o diretor executivo da Defesa Civil Estadual, Cleudiomar Ferreira, informou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por intermédio do Prevfogo, montou uma base na sede do município para combate das queimadas na região.

A informação é que os combates têm sido realizados em várias comunidades indígenas desde março, mas os últimos combates se concentraram desde o início de abril no Parque Nacional.

“Foram empregados em torno de 24 brigadistas do Prevfogo e 25 brigadistas voluntários da prefeitura de Uiramutã, com o uso de um helicóptero, viaturas pick ups e um caminhão pipa de combustível”, informou.

Ferreira explicou ainda que a operação do Prevfogo encerra nesta quinta-feira, 25, mas que as brigadas voluntárias vão permanecer em prontidão no município até iniciarem as chuvas.

RISCO DE ISOLAMENTO – Além disso, Cleudimoar explicou que a Defesa Civil Estadual está fazendo o levantamento de danos em pontes junto com a Defesa Civil do município, já prevendo o período de inverno.

O diretor executivo acrescentou ainda que a situação é muito crítica no município e não descarta o risco de isolamento de várias comunidades indígenas. “Caso o município não tenha capacidade de reconstruir, o prefeito poderá decretar situação de emergência e solicitar recursos emergenciais, tanto ao Estado, quanto à União”, apontou.

“Esse trabalho de levantamento de danos, inclusive, começou a ser feito desde o início do ano pela própria prefeitura, mas temos que ter imagens georreferenciadas e um relatório padrão do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”, completou Ferreira.