Cotidiano

Iracema é o único município de RR sem casos de coronavírus

'Medidas de isolamento e barreiras sanitárias foram tomadas no município' diz prefeito

O Boletim Epidemiológico contabiliza até o momento 2.104 notificações para a covid-19, de acordo com os critérios de definição de caso do Ministério da Saúde. Deste total, 31 são considerados suspeitos, 1.290 foram confirmados, 783 foram descartados e 21 óbitos.

Iracema é o único município do estado sem confirmação de casos positivos. De acordo com o prefeito Jairo Ribeiro medidas como isolamento social, fechamento de praias e balneário e barreiras sanitárias foram algumas que o município precisou adotar.

“Nós fizemos uma programação que contou com o apoio da população que está conscientizada. Mas tomamos medidas administrativas com a campanha #fiqueemcasa e instalamos barreiras sanitárias onde fechamos as entradas para a cidade, deixando apenas duas abertas para que haja um monitoramento dos visitantes e até dos moradores que conta com apoio da Defesa Civil e dos Bombeiros Civis” explicou.

Segundo o prefeito, houve a flexibilização do comércio com controle de entrada de clientes, com disponibilidade de material de higiene. “Estamos também analisando a possibilidade de um decreto com obrigatoriedade do uso das máscaras”, disse.

Ele esclareceu que não há casos suspeitos no momento, porém moradores que estiveram fora da cidade estão sendo monitorados. “Essas pessoas estavam em outros estados e com apoio deles, eles se isolaram por 14 dias, e quem não pode ficar isolado em casa, nós disponibilizamos uma residência para abrigar essas pessoas em quarentena. No momento o local está sendo ocupado por um casal que veio de Santa Catarina, que está em isolamento” relatou.

As aulas municipais retomam nessa segunda-feira (11) via online, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. “Os alunos que não tivessem acesso a internet, o material será impresso e entregue para os estudantes por meio de transporte escolar” relatou.

Dados – Com relação apenas as confirmações para a doença, 12 em Alto Alegre, 08 no Amajari, 1.049 casos foram notificados em Boa Vista, 17 em Bonfim, 19 no Cantá, 16 em Caroebe, 07 em Caracaraí, 13 em Mucajaí, 04 em Normandia, 55 em Pacaraima, 53 em Rorainópolis, 04 em São João da Baliza, 16 em São Luiz e 01 em Uiramutã.