Cotidiano

Madeireiros do sul do Estado irão bloquear BR-174

Manifestação ocorrerá a partir das 9h, na Vila Nova Colina, em Rorainópolis, nesta quinta-feira (24)

Uma manifestação irá bloquear a BR-174 nesta quinta-feira (24), a partir das 9h, em Rorainópolis, próximo a Vila Nova Colina. De acordo a organização, a manifestação ocorre em virtude uma medida que impede exportação de madeira de Roraima, a partir de portos do estado do Amazonas.

“Esse travamento é arbitrário e inviabiliza o escoamento de toda a produção do setor de base florestal. Atendemos a rigorosa legislação ambiental e por isso faremos a manifestação, buscando chamar a atenção das autoridades para nossa causa que é justa e verdadeira”, afirmou Thiago Souza, um dos manifestantes. Segundo ele, o ato reúne várias empresas que atuam na região.

“Nós geramos emprego e renda e pagamos nossos impostos e contribuímos para o desenvolvimento do estado de Roraima e principalmente do município de Rorainópolis. Manteremos essa posição até que seja devidamente solucionado”, esclareceu.

Segundo Souza, o objetivo é chamar atenção das demais madeireiras localizadas em Boa Vista, Caracaraí, Mucajaí e São João da Baliza, para que façam a adesão ao movimento.

“Os municípios que são dependentes do setor estão em crise. Vejo pessoas desempregadas sem condições de pagar o supermercado que o vendeu fiado e assim os mesmos fechando suas portas por não receberem” ressaltou.

Nessa terça-feira (22), o senador Telmário Mota (Pros-RR) afirmou que essa decisão é de um superintendente da Polícia Federal no Amazonas, que, de acordo com o parlamentar, estaria impedindo a exportação de madeira extraída de forma legal de Roraima.

Sem mencionar o nome do delegado, Telmário afirmou que a medida, adotada “por questões ideológicas”, prejudica mais de 40 empresas no estado.