Cotidiano

Mais de 100 produtores do PA Nova Amazônia recebem títulos definitivos

O documento foi entregue nesta sexta-feira, 29

Os produtores da agricultura familiar do Projeto de Assentamento Nova Amazônia receberam os títulos definitivos e Consolidação de Concessão de Uso (CCU), nesta sexta-feira, 29. Foram entregues 169 títulos e 144 CCU.

Os benefícios entregues tiveram o apoio do Governo de Roraima, que solicitou a ação ao Instituto. Após várias reuniões com a superintendência do Incra, com a bancada federal e viagem a Brasília, foi possível realizar a transferência das terras para o Estado. Os moradores da região aguardavam pela documentação há mais de 18 anos.

De acordo com o superintendente do Incra, Antonio Maranhão, a meta é fechar o ano com um saldo positivo de pelo menos três mil documentos entregues aos produtores daquela região.

 “Com o trabalho atuante do Incra, estamos fechando até o final de dezembro uma meta de 800 títulos na gestão do governador Antonio Denarium. Além disso, estamos com uma meta de duas mil CCU, finalizando o ano de 2021 e, se Deus quiser, praticamente três mil títulos serão entregues aos nossos produtores rurais”, disse.

ASFALTAMENTO NOVO

Além da entrega de títulos, os produtores locais estão sendo beneficiados com o asfaltamento de cerca de 48 Km da estrada que permite o acesso da BR 174 até a vila do Taiano, melhorando a trafegabilidade e o escoamento da produção. Atualmente, pelo menos 12 km de estrada já foram asfaltados, mas o serviço continua.

“É um momento de satisfação e, por longo tempo, esperamos, agora temos a segurança que precisávamos para melhorar nossa produção. Tudo isso é um conjunto; recebemos aqui melhorias nas estradas, nos acessos, e agora nas propriedades. Só precisamos melhorar nossa parte de armazenamento de grãos”, comentou o produtor Joanilton Queiroz de Souza.

MAIS CRÉDITO

Na semana passada, a Agência Desenvolve Roraima liberou R$1 milhão em crédito para custear os pequenos produtores na compra de equipamentos e insumos para plantio e irrigação. Também por meio da Agência, os donos das terras poderão, com o documento validado, ter acesso ao crédito e fazer o financiamento para desenvolver suas atividades.

“Estou muito feliz, há 14 anos vivemos no Truaru, e hoje consigo ser dona da minha própria terra. E agora podemos arrecadar recursos para trabalhar na nossa terra, para nós é um prazer”, contou aliviada a produtora de peixes e batatas, Maria das Dores Pereira da Silva.