Cotidiano

Mais de 14 mil propriedades deverão ser cadastradas no CAR

Considerando ainda aqueles produtores que que fizeram o cadastro por conta própria, a expectativa da Femarh é atingir 80% das propriedades até quatro módulos fiscais dentro do sistema nacional

Os proprietários de 14 mil lotes de propriedades da agricultura familiar em Roraima deverão ser seus dados inseridos no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A informação foi divulgada durante o programa Agenda da Semana da Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 26, durante entrevista com o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ionilson Sampaio.

Segundo o presidente, o CAR é de suma importância para os pequenos produtores já que é assim que se tem acesso à crédito e garantia de legalidade das propriedades rurais. 

A previsão é que o trabalho de cadastro seja feito em 14 mil imóveis no Estado. Considerando ainda aqueles produtores que que fizeram o cadastro por conta própria, a expectativa do presidente da Femarh é atingir 80% das propriedades até quatro módulos fiscais dentro do sistema nacional.

Sampaio ressaltou que os donos das propriedades deverão ficar atentos à chegada de equipes da Femarh nos municípios. “Já foi iniciado no Alto Alegre, indo ao Paredão. Estamos pedindo as pessoas que recebam os cadastradores. Os agentes estão devidamente equipados com crachás e vão visitar 14 mil lotes in loco. O trabalho é auditado pelo próprio BNDES, que auditam e controlam esse cadastramento, para que seja feito na maior fidedignidade possível e ter os dados de governança ambiental”, explica.

O presidente complementa ainda que o registro eletrônico é positivo pois reúne os dados das coordenadas da propriedade, as áreas de reserva legal identificadas e as áreas de proteção permanente (APP) identificadas. “A partir daí os governos, federal, estadual ou municipal, podem ter dados para realizar as suas políticas públicas, além de garantir a condição para realização de créditos junto às instituições financeiras”, acrescentou Ionilson. (P.C.)