Cotidiano

Moradores da Vila Baruana voltam a denunciar descaso com escola

A instituição de ensino divide espaço com a Escola Municipal Professora Maria Lunete e atende cerca de 125 alunos

Oito meses após ter protocolado uma denúncia no Ministério Público de Roraima (MPRR) que trata sobre a situação da estrutura física da Escola Estadual Escola Estadual Sebastião Vieira de Araújo, localizada no KM 55 da vicinal Baruana, no município de Caracaraí, o agricultor Paulo César Freitas Farias, procurou a FolhaBV para informar que nada foi feito.

De acordo com o agricultor, a instituição de ensino que divide espaço com a Escola Municipal Professora Maria Lunete, atende cerca de 125 alunos do ensino fundamental, tem a estrutura precária.

“A escola é de madeira e nunca foi reformada, nós que construímos há mais de 15 anos, e hoje ela é abastecida por um poço artesiano e a água desse poço não é de qualidade, tanto que os pais é quem levam garrafas de água congelada para que os alunos consigam beber pois não tem bebedouro”, informou.

Ainda segundo ele, mesmo após a denúncia no MPRR, ninguém foi até o local verificar a situação.

“Protocolei aqui e mandaram pro MPRR em Caracaraí, mas até agora nenhum promotor tomou uma atitude, precisamos de respostas, a educação pede socorro, nossos filhos merecem respeito”, reivindicou.

OUTRO LADO
– O secretário municipal de educação do município de Caracaraí, Nonato Vilarins, informou que o bebedouro já está sendo licitado, assim como um freezer que irá atender a escola.

“Vamos fazer uma reforma na escola, até que a construção do novo prédio fique pronta. Fizemos um acordo com o Estado e a escola vai ser construída em parceria entre o município e governo, com recursos do Plano de Ações Articuladas [PAR]”, informou.

SEED

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) informou que de acordo com o DAE (Departamento de Apoio ao Educando), o transporte escolar que atende a unidade de ensino está regular e que dois veículos do tipo Kombi e uma van atendem 59 alunos da Escola Sebastião Vieira de Araújo. Com relação ao abastecimento de água, o Delog (Departamento de Logística) será acionado para verificar a situação.

MPRR
– A equipe de reportagem também entrou em contato com o Ministério Público de Roraima e aguarda resposta.