Cotidiano

Moradores de vicinais em Iracema estão isolados com a cheia do rio

Segundo uma moradora, situação se repete todos os anos; Prefeitura disse que está no aguardo para liberação de recurso na Sudam

O período de chuvas é uma época bastante esperada para quem sofre com as altas temperaturas de Roraima. Porém, o inverno muitas vezes costuma castigar algumas regiões do estado. Exemplo disso, são as vicinais 17 e 18 em Iracema, ao Sul, onde os moradores estão isolados por conta da cheia das águas.

De forma anônima, uma agricultora que mora na região relatou à FolhaBV o sofrimento vivido todos os anos durante esta época.

“Não entra ônibus, não entra o carro da banana para comprar a produção. Qualquer coisa que você precise tirar lá de dentro pra sua fonte de renda, não tem como. O nosso meio de transporte está sendo uma voadeira. Já chegou de moto ir pro fundo,são muitos danos materiais”, reclama.

Ainda conforme a moradora, o problema também atinge os estudantes que não conseguem atravessar o caminho para ir à escola no inverno. “Os pais que moram perto dessa ponte, atravessam e a Kombi pega do outro lado. Mas já os que moram longe, não tem como ir e acabam ficando sem ter como estudar”, detalhou.

A preocupação aumenta com relação a casos de emergências. A agricultora relembra que há três anos ocorreu a morte de um idoso e o corpo só foi resgatado após dois dias. “Tiveram que sair entrando em varador por fazendas em vicinais pra conseguir chegar”, complementou.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com o prefeito de Iracema, Jairo Ribeiro (MDB) para saber as ações do executivo municipal para solucionar os problemas na região.

Ribeiro informou que já foi realizada a recuperação de seis de 10 vicinais. No caso da 17 e 18, ele aguarda a liberação pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) do recurso de emenda parlamentar do ex deputado Carlos Andrade.

“Infelizmente as 17 e 18 não foram contempladas, porque lá tem muita piçarra. Diferentemente das outras que eram mais barro. E, neste ano, o inverno está muito rigoroso. Contra a natureza ninguém pode. Pra se ter ideia, nessas vicinais que recuperamos, as águas estão passando por cima da ponte. Mas estou conseguindo o recurso e tenho convênio na Sudam para recuperar essas vicinais”, disse o prefeito.