Cotidiano

Moradores denunciam que estão sem atendimento odontológico 

Hospital Epitácio de Andrade Lucena é administrado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Alto Alegre

Moradores de Alto Alegre entraram em contato com a Folha, para denunciar que estão sem atendimento odontológico no Hospital Epitácio de Andrade Lucena, administrado pela Governo do Estado e pela prefeitura daquele município.

Uma moradora, que pediu para não ser identificada, contou que o hospital foi inaugurado em 15 de fevereiro do ano passado e depois passou por uma reforma que já foi concluída existe uns cinco meses. Segundo ela, enquanto eram realizados os serviços, o atendimento era feito na unidade básica de saúde da Prefeitura de Alto Alegre.

“Acabou a reforma do hospital e outros setores voltaram a funcionar, com exceção do consultório odontológico. Aliás, existe a sala do dentista, mas sem estrutura alguma para o médico atender a gente. Lá dentro só tem uma cadeira velha de dentista cedida pela prefeitura, mas nem ligada foi porque está faltando a fiação adequada. Até a pia que havia no local foi retirada”, ressaltou a moradora.

“Se não iriam dar estrutura para o consultório odontológico voltar a funcionar, por que não deixaram funcionando na unidade de saúde da prefeitura? Mas não, preferiram deixar a gente sem atendimento. Não consigo entender certas coisas. Isso prova o total descaso com a saúde”, 

Em contato com um servidor da unidade de saúde em Alto Alegre, que temendo represálias também preferiu não se identificar, a reportagem foi informada que relatórios sobre as condições do consultório odontológico já foram repassados para a Secretaria de Saúde, mas até o momento não houve retorno. “O dentista vai todos os dias pro hospital, mas somente para cumprir o horário dele”, revelou.

O servidor lembrou que o Hospital Epitácio de Andrade Lucena foi reformado após o Governo do Estado ter recebido recursos na ordem de aproximadamente R$ 2,5 milhões, por meio de emenda de um deputado federal, e que a proposta era de que a unidade fosse entregue toda equipada. “Não sei o que aconteceu, mas esqueceram de investir na aquisição de equipamentos e mobília para o consultório odontológico”, comentou.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado, questionando o motivo da sala odontológica não está funcionando e qual a previsão do dentista voltar a fazer atendimentos à população, mas, por meio de nota informou: “A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) esclarece que a reforma do Hospital  Epitácio Andrade Lucena não foi executada pelo Estado. Foi realizada pela Prefeitura do município”.

PREFEITURA – A reportagem aguarda um posicionamento da Prefeitura de Alto Alegre.