Cotidiano

Moradores descumprem isolamento social em município do interior

Estabelecimentos comerciais da cidade estariam funcionando sem respeitar os protocolos de segurança e higiene

Preocupados com o aumento de casos confirmados e de óbitos no município de São João da Baliza, sul do estado, moradores entraram em contato com a FolhaBV como forma de chamar a atenção de autoridades no sentido de que haja uma fiscalização na cidade.

Segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Baliza conta com 234 casos confirmados, e duas mortes por Covid-19.

Segundo um morador do município, que prefere não se identificar, muitos estabelecimentos comerciais da cidade estariam funcionando sem respeitar os protocolos de segurança e higiene.

“As pessoas trabalham sem máscaras, as feiras estão funcionando livremente sem nenhuma fiscalização, os bares vivem lotados. Estamos preocupados, pois os casos aumentam a cada dia e nos sentimos inseguros com essa situação. A prefeitura não fiscaliza, e a Polícia diz que não pode fazer nada. Ficamos de mãos atadas”, disse.

Procurada pela FolhaBV, a prefeitura da cidade informou que tem buscado a colaboração dos munícipes, visando a importância das medidas de isolamento social nesse momento de pandemia, e que o baixo efetivo de policiais no município, impede que a fiscalização seja feita de forma mais rigorosa.

RORAIMA – De acordo com o Mapa Brasileiro do Covid, apesar do aumento de mortes, o estado de Roraima diminuiu o seu índice de isolamento para 41,2%. Roraima registrava 51,6%, a taxa teve queda de quase 10%.

Outros estados da região norte também diminuíram o seu isolamento. O Amazonas registrou 40,8%, o Amapá (42,8%), Pará (39%), Acre (44,4%).