Moradores do Baixo rio Branco recebem treinamento em primeiros socorros - Folha de Boa Vista
SANTA MARIA DO BOIAÇU
Moradores do Baixo rio Branco recebem treinamento em primeiros socorros
O curso de formação foi ministrado por profissionais da ETSUS e do Núcleo de Educação Permanente da Central de Regulação do Samu-RR.
Por Folha Web
Em 30/11/2021 às 15:10
A capacitação ocorreu entre os dias 23 a 26 de novembro. (Foto: Divulgação)

A ETSUS (Escola Técnica de Saúde do SUS) de Roraima e a Central de Regulação das Urgências Médicas (Samu-RR), realizaram a capacitação de aproximadamente 70 pessoas na vila Santa Maria do Boiaçu, entre os dias 23 a 26 de novembro.

O curso de formação foi ministrado por profissionais da ETSUS e do Núcleo de Educação Permanente da Central de Regulação do Samu-RR.

De acordo com a diretora geral da ETSUS, Renata Garcia, a capacitação atendeu uma necessidade que havia na comunidade, especialmente no atendimento inicial de primeiros socorros.

"A equipe de instrutores está muito satisfeita com o empenho de todos os participantes. Foi um momento muito gratificante e proveitoso para todos. O trabalho em conjunto da ETSUS e do NEP está fazendo toda a diferença para levar conhecimento e assim reduzir mortes e incapacitações", destacou a diretora.

Ao longo do treinamento, os profissionais da unidade de Santa Maria do Boiaçu, foram os primeiros a participar do curso de primeiros socorros, com prioridade para o atendimento intra-hospitalar. Já entre os auxiliares comunitários em saúde foi revisada a função e a importância deles na comunidade e no atendimento à população.

Foram capacitados também representantes da comunidade e, para eles, as atividades foram direcionadas para situações como afogamento, crises convulsivas, parada respiratória, acidentes, até o ferimento por arma branca.

"O curso foi um momento fundamental para essas pessoas que atuam bem próximas das comunidades, por isso, eles precisam estar preparados para fazer a abordagem correta e no momento adequado, um auxílio que é importantíssimo para salvar vidas", reforçou o coordenador geral da Central de Regulação das Urgências Médicas do Samu, Gutemberg Faustino.

O curso foi organizado em estações de treinamento, onde os alunos passaram por aulas teóricas e práticas de reconhecimento da RCP, práticas monitoradas de ventilação, desengasgo, resgate em águas, improvisos de resgate em mata, palestra sobre humanização e cuidados com recém-nascido e parto.

 

 

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
0
2
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!