Cotidiano

Moradores sofrem ameaça e tem pertences destruídos

Uma das vítimas relatou que um roubo de gado iniciou o tumulto entre os moradores

Moradores da comunidade Indígena Sucubeira, no município de Normandia, vivem momentos de terror. Ele relatam que tiveram sua casa e pertences destruídos no dia 11 de fevereiro por quatro criminosos, segundo eles, à mando do tuxaua da comunidade do Canaã. 

Eles dizem que foram ameaçados por estarem no local. As vítimas registraram um boletim de ocorrência na delegacia de Normandia e fizeram imagens e vídeos do crime. Nas imagens é possível ver uma discussão entre os moradores da Casa e um grande grupo de indígenas. Em outras imagens, é possível visualizar o grupo adentrando na propriedade da família e retirando cadeiras, bancos e outros itens.

Uma das vítimas relatou que um roubo de gado iniciou o tumulto entre os moradores. “Após o furto, nós procuramos pela justiça porém nada foi feito, eles tocaram fogo no local e destruíram tudo, alegando que não existe justiça, nós moramos no local há seis anos, e agora estamos sofrendo ameaças para deixar a casa que construímos.” relatou.

OUTRO LADO – A PMRR (Polícia Militar de Roraima) informou em nota que um morador da comunidade indígena procurou o pelotão em Normandia, pedindo orientação sobre o que fazer em relação ao fato e foi encaminhado pela guarnição até a Delegacia da Polícia Civil para o registro do Boletim de Ocorrência.

A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da Delegacia de Normandia, informa que há pelo menos seis anos existe uma disputa por terra e gado entre um grupo de indígenas da Comunidade Indígena da Sucubeira e um casal indígena originário da Comunidade do Lago da Veada, na região de Normandia.

A Polícia Civil apurou que houve uma parceria entre eles há mais ou menos seis anos para tratar um gado que estava morrendo, pertencente ao casal de indígenas do Lago da Veada, que foi morar na Comunidade Sucubeira. Tempos depois, a parceria foi desfeita e iniciou-se uma série de conflitos que tem causado violência física, ameaças, danos materiais, disputa pela terra e o gado.

No dia 4 de fevereiro, o delegado titular de Normandia, DPC Rodrigo Gomides, encaminhou ofício ao coordenador regional da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) em Boa Vista, Lari Gomes, solicitando providências urgentes em relação aos conflitos que estavam se acirrando e pedindo providências para se evitar uma contenda grave entre eles.

 Quanto à questão criminal, que compete à Polícia Civil, foram adotadas várias diligências, dentre as quais a intimação das partes para serem ouvidas em um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) em relação aos crimes de ameaça e vias de fato, e agora serão novamente intimados para tratar do crime de dano ao patrimônio.

Quanto à alegação de suposto furto de gado, a Polícia Civil informa que o fato não está bem esclarecido e como se trata de partilha dos animais entre eles, o caso deve ser tratado na esfera cível, o que já foi dito ao casal e à sua advogada que já esteve presente na Delegacia e falou pessoalmente com o delegado.

A Polícia Civil informa ainda que para todas as ocorrências que envolvem questões criminais relatadas por ambas as partes estão sendo adotadas providências, tais como intimações, oitivas, investigações e lavratura de procedimentos que serão encaminhados à Justiça.

Veja o vídeo: