Cotidiano

Mulher com problemas de saúde é resgatada de sítio pelo Corpo de Bombeiros

Os bombeiros percorreram mais 8km a cavalo, passando por dentro de áreas alagadas, atoleiros e mata até chegar no sítio Vale do Amanhecer

Ana Maria Cunha Barreto, de 54 anos, que há cerca de 20 dias não conseguia dormir direito, caminhar ou ficar parada na mesma posição por muito tempo em razão de uma inflamação na perna esquerda que lhe fazia sentir fortes dores foi resgatada em seu sítio pelo Corpo de Bombeiros, nessa sexta-feira, 29. Após quatro dias de planejamento e ajustes, a Corporação conseguiu realizar o salvamento. 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, na última segunda-feira, 25, foi comunicado da situação da senhora e repassou a informação à 1ª Companhia de Bombeiros de Caracaraí para verificar a ocorrência em um sítio na Vicinal 24 do Barauana.

Em razão da distância, a equipe formada pelo capitão Raulino, pelo aspirante a oficial Santos, o sargento Luiz Antônio e o soldado José Chaú preparou os equipamentos e deslocou 5 horas da manhã do dia 26 de julho (terça-feira) até a localidade para verificar a situação.

Por volta das 07h37, a equipe chegou na entrada da Vicinal 24 da Vila Barauana por onde seguiu por cerca de mais 2 km até um ponto que não havia mais possibilidade de trafegar com o veículo.

Então a equipe do Corpo de Bombeiros deslocou a pé, por mais de 01km até chegar num sítio, onde encontrou com o caseiro. Lá o senhor Ronailson, informou que o percurso até a casa da senhora Ana Maria só seria possível a cavalo.

Ele emprestou dois cavalos, um para o capitão Raulino e outro para o sargento Luiz Antônio, e foi aí que os militares seguiram viagem guiados pelo filho do senhor Ranailson, o jovem Cauã, de 15 anos.

Os bombeiros percorreram mais 8km a cavalo, passando por dentro de áreas alagadas, atoleiros e mata até chegar no sítio Vale do Amanhecer, onde se encontrava a senhora Ana Maria, seu esposo e uma irmã.

Quando a equipe chegou ao local, a senhora Ana Maria relatou que estava sofrendo com muitas dores no corpo e principalmente na perna esquerda. Ela falou que estava dormindo muito mal, e há 16 dias quase não se locomovia a não ser com a ajuda de seu esposo Josias Andrade. Ela informou que queria muito sair do sítio e voltar a morar com suas filhas em Boa Vista.

Em razão da dificuldade de acesso ao local, e a necessidade de providenciar uma logística muito grande para realizar o transporte da senhora Ana Maria por terra, o Corpo de Bombeiros passou a trabalhar com possibilidade de retirada da senhora com o auxílio de um helicóptero.

Após todos os trâmites resolvidos para realizar o voo, uma equipe composta por dois bombeiros, o 2º tenente Scalabrin e o cabo Barbosa, embarcou hoje pela manhã com destino ao sítio Vale do Amanhecer para socorrer a senhora Ana Maria.

Por volta das 12h30, desta sexta-feira (29), o helicóptero com a senhora Ana Maria pousou em uma pista de uma empresa de táxi aéreo no município do Cantá, onde a equipe do Resgate do Corpo de Bombeiros a aguardava para transportá-la até a casa da família.

A senhora Ana Maria Cunha Barreto completa no próximo dia 13 de agosto 55 anos e Corpo de Bombeiros Militar de Roraima deseja plena recuperação.