Cotidiano

Mulher lesiona joelho durante trilha e é resgatada por bombeiro

O sargento do Corpo de Bombeiros, Josimar Trindade, 32, relatou que não teve dúvidas em ajudar Maria dos Anjos

O que era pra ser um dia de lazer, acabou se transformando em transtorno para a analista de departamento pessoal, Maria dos Anjos Nóbrega, 39 anos. Ela lesionou o joelho durante uma trilha, quando descia o Platô no Tepequem, no município de Amajari.

Um grupo de sete pessoas e mais um guia turístico, sendo cinco mulheres e três homens, participavam da trilha.

Por volta das 13h, com apenas 25 minutos que o grupo iniciou a descida, Maria sofreu uma queda enquanto caminhava ao descer por uma pedra.

Logo após se machucar, começou a sentir fortes dores, e o bombeiro Josimar Trindade Lira, 32 anos, a socorreu de imediato carregando-a nas costas. 

“Quando aconteceu o acidente, o guia e duas meninas desceram, o restante do grupo ficou comigo, nesse momento, o Josimar falou que o melhor a se fazer era ele me levar, porque se ficássemos esperando a ajuda, não conseguiríamos sair antes do anoitecer”, disse Maria.

Um grupo de sete pessoas e mais um guia turístico participavam da trilha (Foto: Divulgação)

Ela contou que o trajeto percorrido foi difícil tanto para ela, pela lesão no joelho, quanto para o bombeiro, por carregar a analista de departamento por tanto tempo.

“Hoje estou pesando 90 kg, foi extremamente difícil para ele, no final do percurso vi as pernas dele tremendo por vários momentos”, contou.

Depois de todo esse percurso, eles conseguiram chegar a estrada por volta das 17h30, sendo um pouco mais de três horas e meia a descida.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Josimar Trindade, 32, relatou que não teve dúvidas em ajudar Maria.

“Nós temos que nos colocar no lugar do outro, pensar no próximo, e isso é inerente a profissão que é ajudar e dar a sua vida em troca do outro. Então, quando eu a vi com dor no chão, tive que colocar ela nas costas, não teve outro meio de descer com ela”, relatou.

O bombeiro ainda conta que o caminho foi mais longo e difícil, não só pelas dores físicas, mas por conta das pedras e do transtorno psicológico que sofreram.

“O psicológico foi o que mais me afetou, mas eu só pensava em tirar ela daquele lugar, assim sendo mais fácil ajudar. Levo essa questão de sempre me por no lugar do outro, independentemente da minha profissão. Deus escolhe as pessoas certas para estarem nos lugares certos”, finalizou.

A Guarnição do Corpo de Bombeiros chegou por volta das 19h30, e se impressionou com a atitude nobre do rapaz. “Eles agradeceram Josimar e me orientaram a procurar de imediato a ajuda médica por conta da lesão no joelho”, explicou.

Maria dos Anjos de Nóbrega, ainda expressa palavras de agradecimento a Josimar “Agradeço a você por todo o sacrifício, foram muitas as dificuldades sentidas durante o caminho e você conseguiu superar todas com muita força, testando o s seus limites para me ajudar. Houve ocasiões de choro e desânimo por minha parte mas você com uma palavra de incentivo me trouxe de volta, sinto uma enorme gratidão por você não ter desistido em nenhum momento”. “Deus foi muito generoso comigo quando te colocou no meu caminho”, completou Maria.