Cotidiano

Municípios de RR pedem ajuda da ALE após danos provocados pelas chuvas

Até o momento, 12 das 15 cidades do Estado decretaram situação de emergência por causa das fortes chuvas no interior

O presidente da Associação dos Municípios de Roraima (AMR) e prefeito de Bonfim, Joner Chagas, pediu ajuda da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para que adote “providências legais” com o intuito de viabilizar ações de recuperação imediata nas cidades do interior que sofreram danos por causa das últimas chuvas intensas. O pedido foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de sexta-feira (10).

No documento, endereçado ao presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), Chagas cita que as fortes chuvas “tem causado prejuízos irreparáveis, severos danos materiais e ambientais com consequentes prejuízos econômicos e sociais”.

Ele solicitou que a Assembleia, em conjunto com o Governo do Estado, autorize o envio de recursos financeiros, humanos e materiais para enfrentar as necessidades emergenciais dos municípios afetados, “a fim de recuperar, reabilitar e reconstruir cenário”.

A Folha procurou a ALE-RR sobre a solicitação e aguarda retorno.

Maioria dos municípios em emergência


Água do rio Cachorro, em Cantá, chegou a alagar rodovia (Foto: Divulgação)

Até o momento, 12 dos 15 municípios do Estado decretaram situação de emergência por causa das fortes chuvas no interior: Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza e Uiramutã.

Em um texto enviado à imprensa na sexta-feira (10), o Governo de Roraima cita que as cidades têm dez dias para enviarem as documentações comprobatórias para reconhecimento federal ou homologação estadual da situação de emergência, que é decretada quando municípios não possuem condições próprias para responder a adversidades, como os danos provocados pelas chuvas. O governo estadual diz estar vistoriando presencialmente os danos causados no interior.