Cotidiano

Normandia tem alta incidência de dengue, apontam dados da Sesau

A taxa de incidência no município é de mais de 416 casos para cada 100 mil habitantes

Dados da Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) apontam que o município de Normandia registrou 14 casos confirmados de dengue em 2020. Ao todo, foram notificadas 47 ocorrências da doença na cidade.  

A taxa de incidência no município é de mais de 416 casos para cada 100 mil habitantes, o que significa alta incidência da doença causada pelo Aedes aegypti, de acordo com o Ministério da Saúde. 

Para tentar reverter a situação, a Secretaria de Saúde do estado trabalha em parceria com as secretarias municipais para eliminar os criadouros do mosquito nos locais com maior incidência da doença, como Normandia e outras cinco cidades. 

Rosângela Santos, gerente do Núcleo Estadual de Controle de Arboviroses da Secretaria de Saúde de Roraima, pede que a população ajude a combater o mosquito transmissor. 

“Gostaríamos que a população de todo o estado nos ajudasse observando seus quintais pelo menos uma vez por semana e eliminando qualquer tipo de criadouro que possa proliferar o Aedes aegypti”, ressaltou Rosângela.” 

Dos 15 municípios do estado, seis estão com alta incidência de dengue: Cantá, Normandia, São Luiz, Iracema, Uiramutã e Mucajaí. Esses municípios registram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Outros quatro municípios estão com média e cinco estão com baixa incidência da doença. 

Os números mais recentes da Sesau apontam que quase mil casos foram notificados neste ano. Ao todo, 344 ocorrências foram confirmadas. Em toda a região Norte, Roraima fica atrás apenas do Acre em taxa de incidência. 

O coordenador-geral de vigilância em Arboviroses do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, dá dicas de prevenção que a população deve fazer periodicamente para diminuir os criadouros do mosquito da dengue. 

“A gente chama a população para participar efetivamente para reduzir os criadouros dentro de suas casas. Então, é importante estar atento à caixa d’água, se ela está aberta ou não, a limpeza das calhas, a verificação constante da presença de água em bandeja de ar-condicionado, geladeira, dos pratinhos de vasos de planta. Acondicionar adequadamente aqueles produtos que estão nos quintais, como garrafas, latas, que podem ser utilizadas”

De acordo com a Secretaria de Saúde de Roraima, novas ações serão feitas em Normandia e em outros municípios com alta incidência de dengue no estado. Entre elas estão capacitar as equipes de controle vetorial e mobilizar a população por meio de campanhas publicitárias no rádio e em outros meios de comunicação para alertar sobre os cuidados para prevenir a dengue.

Fonte: Agência do Rádio