Cotidiano

Obra de recomposição asfáltica não concluída pela Caer causa transtorno

Moradores de Mucajaí relataram que os buracos deixados nas ruas têm dificultado a trafegabilidade, inclusive danificado veículos

Moradores da sede do município de Mucajaí têm procurado a Câmara de Vereadores para pedir providências quanto a várias ruas da cidade estarem intrafegáveis. A informação é da vereadora comandante Elielma, de Mucajaí.

A parlamentar disse que a denúncia feita pelos moradores diz respeito a Caer, que teria quebrado o asfalto de ruas para realizar obras de água e esgoto, mas não fez a recomposição asfáltica.

“Andamos pela cidade e observamos que as ruas Joao Gomes, Pe. Tobias, Pe Ricardo Silvestre e avenida Amazonas, onde havia asfalto, estão em situação crítica. Percebemos que o serviço é muito mal feito e com esse período chuvoso os buracos vão se formando”, afirmou a vereadora.

“Tem sido recorrente a Caer fazer algumas escavações nas vias públicas, mas não faz os devidos reparos, deixando buracos nas ruas. Isso tem gerado transtornos aos moradores, e muitas reclamações têm chegado à Câmara Municipal”, ressaltou a vereadora comandante Elielma,.  

“Eu oficializei junto à presidência da Caer que fizesse um serviço de qualidade, recuperando a pavimentação asfáltica logo que terminasse o serviço. Isso não tem acontecido, aliás, temos sido ignorados nas nossas solicitações”, completou.

“Os vários buracos deixados nas ruas têm dificultado a trafegabilidade, danificado veículos, colocando em risco a vida das pessoas porque já houve acidentes e também ficam sujeitos a outros acidentes. Então eu faço, em nome dos moradores de Mucajaí, um apelo para a Caer resolver essa situação”, comentou a vereadora comandante Elielma.


Moradores têm denunciado a situação que tem ficado as ruas, após o trabalho feito pela Caer (Foto: Divulgação)

OUTRO LADO – A Caer se posicionou por meio de nota. Confira na íntegra:

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informa que a diretoria tem conhecimento da situação no município de Mucajaí, reconhece o problema e está trabalhando para resolver a situação da recomposição asfáltica.

Informa que a empresa possuía um contrato de recomposição asfáltica, que infelizmente foi encerrado, porém, nos próximos dias será publicado um aditivo permitindo a continuidade do serviço.

A empresa trabalha ainda em duas frentes, uma nova licitação para novo contrato, ainda mais amplo que permita o trabalho de recomposição asfáltica nos municípios, pois o anterior só contemplava Boa Vista. E também está aderindo à uma ATA do Exército Braseiro para a compra de manta asfáltica, que permite a recomposição, mesmo em períodos de chuvas, quando o processo de asfaltamento normal não é possível.

A Caer está trabalhando firme e célere para concluir os dois processos de compra e resolver definitivamente qualquer reparo que seja necessário nas ruas de quaisquer dos municípios do Estado em que possui concessão de saneamento básico.

Informa ainda que em Mucajaí, a Caer ampliou em mais de 50% a oferta de água, com a perfuração de  dois poços, reativação de outros quatro e, assim que o inverno acabar, a Companhia vai construir uma nova rede adutora saindo da área de captação até a distribuição da cidade de Mucajaí, um investimento de cerca de R$ 300 mil reais.

E em 2022, a Companhia vai construir a nova unidade de atendimento da Caer no município de Mucajaí.

Débitos

Informa ainda que a Caer cobra na Justiça mais de um milhão de reais da Prefeitura de Mucajaí referente à débitos de contas de água atrasadas.

 A empresa ingressou na justiça contra a Prefeitura Municipal de Mucajaí, cobrando cerca de R$ 1,2 milhão. O processo já transitou em julgado e está em fase de execução.

De maneira que, a Caer está cobrando os débitos da Prefeitura porque são com esses recursos que a empresa mantém os seus trabalhos e investe na prestação dos serviços.