Cotidiano

Obra do polo da UFRR em São João da Baliza está parada há 5 anos

Valor total é de R$ 2.205.538,58 e a obra deveria ser entregue em novembro de 2017

Abandonada há mais ou menos 5 anos, a construção do polo avançado da Universidade Federal de Roraima (UFRR) no município São João da Baliza, região Sul do estado, é um problema, pois o local está tomado pelo mato e sem iluminação, o que pode ser um risco à população. Em denúncia enviada à FolhaBV nessa quarta-feira, 17, um morador relatou a frustração de muitas pessoas que aguardam pela obra e os perigos do abandono. 

Segundo ele, no terreno da instituição já funcionou um campus, que ficou abandonado e depois foi demolido após o anúncio da construção de um novo polo, com investimentos de emenda parlamentar. Ele lembrou que o início dos trabalhos ocorreu em 2016. Conforme a placa da construção da edificação do campus da UFRR, o valor total é de R$ 2.205.538,58 e a obra deveria ser entregue em novembro de 2017. 

“É uma tristeza ter um município bem localizado no sul do Estado sem um polo da UFRR, que poderia assistir também Caroebe, São Luiz, Rorainópolis e outros. Nossa região está com duas universidades paradas, sendo que tem pessoas com potencial, mas que não dispõem de estrutura financeira para estudar na capital”, disse o engenheiro civil, Valverde Pedrosa, de 26 anos, que há 25 anos mora em Baliza. 

Ele complementou que muitas famílias se desdobram para incentivar os filhos a seguir os estudos em outros locais. “Assim vamos ficando a mercê do mercado profissional seletivo, sem formação e sem estudo de qualidade. As famílias da região Sul se sentem prejudicadas”, declarou o morador em nome da população. O segundo prédio citado por ele é da Universidade Estadual de Roraima (UERR). “Não está abandonado, mas não funciona há anos”, afirmou. 

“Eu estudei Letras com habilitação em língua espanhola na UERR, tive aula com professores que chegavam sujos de lama até a cintura por falta de estradas, inclusive era motivo para professores não quererem vir para o Baliza, devido à péssima condição das estradas. Hoje temos estrada asfaltada, mas não temos mais universidades funcionando. Há anos o Baliza não recebe um vestibular presencial em nenhum curso. Infelizmente a população fica na esperança das promessas se cumprirem e retornar ao funcionamento destas instituições”, relatou o morador.

Ainda sobre a construção do campus da UFRR, Pedrosa reforçou que o terreno está cheio de mato e sem iluminação. Com isso, os moradores temem pelos perigos de passar à noite pelo local. “A obra está totalmente abandonada, então fica propício a toda prática criminosa. É impossível ser seguro, sendo que a localização é em uma das ruas mais movimentadas do Baliza. À noite os riscos são ainda maiores”, assegurou. Valverde Pedrosa confirmou todas as informações por meio de vídeos e fotos enviadas à redação. 

A UFRR se manifestou por meio de nota. Leia na íntegra:

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) informa que a obra para construção do polo da Universidade Federal de Roraima em São João da Baliza foi custeada com recursos provindos de Emenda Parlamentar. Devido a problemas na execução do contrato pela empresa responsável pela execução da obra, o contrato foi rescindido e a empresa foi multada pela inexecução contratual. Tendo em vista as restrições orçamentárias, não foi possível a retomada da obra até o presente momento, entretanto, estão sendo realizados todos os procedimentos administrativos para a retomada da obra ainda no 1º semestre de 2022.

A UERR também se manifestou por meio de nota. Leia na íntegra:

Veja vídeo do abandono da obra: