Cotidiano

Pais denunciam falta de estrutura e transporte em escola de Vila

De acordo com as reclamações, a escola não tem zeladores e vem sendo limpa pelos próprios professores

A Folha recebeu denúncias sobre a atual situação da Escola Estadual Maria de Lima Uchoa, localizada na Vila Serra Dourada no Município de Caracaraí. Sem manutenção, os pais dizem que o prédio precisa de reformas e que estão sem o serviço de transporte escolar. 

Um dos denunciantes, que preferiu não se identificar, afirma que a falta de limpeza gera danos ao prédio e ao público que frequenta a escola. “Alunos e professores passam mal, por conta das fezes de morcego que tem espalhadas pela escola. E como não tem zelador, quem está limpando o prédio são os próprios professores”, reclamou.


Registro feito da sujeira presente no prédio (Foto: Reprodução)

O serviço de transporte também foi afetado e alguns pais precisam fazer viagens de dez quilômetros para conseguir levar os filhos até a escola. “Não dá para deixar minhas obrigações e levar minha filha todos os dias para escola de moto. Está em péssimas condições”, afirmou Gilcimar Moro, morador da Vicinal 1, na vila Serra Dourada.

No mesmo prédio funciona um anexo cedido pelo governo do estado ao município de Caracaraí. A Escola Municipal Francivan do Nascimento Lopes é destinada à educação infantil, mas está desativada há cerca de três anos.

OUTRO LADO 

A Prefeitura de Caracaraí através da Secretaria Municipal de Educação informa, que as aulas na escola Municipal Francivan da Silva Lopes já iniciaram no formato presencial na data de hoje,  de 09 de agosto de 2022. 
Por conta da desistência das empresas vencedoras da licitação do transporte escolar, a Secretaria Municipal de Educação precisou reiniciar o processo de licitação para contratar novas empresas que consigam atender a demanda da zona rural.
A Escola Francivan Lopes do Nascimento já iniciou as aulas no formato presencial e para os alunos que residem em áreas de difícil acesso, estão sendo levadas ate as suas casas as apostila de atividades, essa medida será tomada por 30 dias enquanto o processo está tramitando.

A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEED) e aguarda o retorno.