Cotidiano

Pais denunciam falta de professores em escolas municipais do Cantá

Eles relataram que alguns pais não conseguem ajudar os filhos por não saberem ler

Pais de alunos denunciam falta de professores nas Escolas Municipais do Cantá. Eles relataram à reportagem da FolhaBV que caberia à Prefeitura local fazer seletivo para contração de professores para as vicinais e que alguns pais não conseguem ajudar os filhos por não saberem ler.

“Sou morador do Taboca, município de Cantá. Nossos filhos estão estudando, mas infelizmente sem professor. A diretora da escola foi entregar livros para as crianças fazerem as tarefas, só que não explicou nada, como vamos ensinar nossos filhos. Eu pai de um desses alunos do 5° ano sei mal ler”, disse o pai de uma aluna do 5º ano da escola municipal Tiradentes.

O pai completou a fala explicando que no ano passado, quando a criança não sabia fazer a atividade, ele levava até a escola e a professora ensinava. “Mas agora não tem professores, não tem pra quem minha filha pedir ajuda. Já fui várias vezes na escola e não tem ninguém, a escola vive fechada”, afirmou.

Segundo o pai, a denúncia também vale para a escola Germano Silva Pena. Outra mãe disse, por meio de ligação, que também está faltando professores na Escola Serra Grande.

“Eu quero denunciar que na escola Serra Grande não está tendo professor. Meu filho está sem fazer algumas tarefas porque não tem professor para acompanhar ele. A prefeitura diz que tem professor na sede, mas lá são concursados. O que fica faltando é fazer seletivo para professores que ficam nas escolas das vicinais”, disse a mulher.

Conforme o site da Prefeitura do Cantá, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) distribuiu os materiais didáticos dos alunos entre fevereiro e abril, nas escolas e nas residências mais distantes. O ano letivo do município iniciou dia 29 de março ainda de forma remota.

OUTRO LADO – A Prefeitura informou, por meio de nota, que segue com as escolas abertas e que está em fase final para realização do seletivo. Confira a nota:

“A prefeitura Municipal de Cantá informa que mesmo com a suspensão das aulas presencias, por conta da crise sanitária ocasionada pela Covid-19, as escolas do município estão abertas diariamente, com a presença do gestor, professores efetivos e coordenador pedagógico, para receber a demanda dos alunos, que se encontram em aula remota.

Com relação às escolas Tiradentes e Germano Silva Pena, na região do Taboca a Prefeitura esclarece que ambas estão abertas, de segunda a sexta-feira e que o gestor está presente para atender os alunos que precisam de algum tipo de orientação quanto ao conteúdo escolar.

A prefeitura esclarece ainda que está em fase final para realização do seletivo para contratação temporária de profissionais para atividades no âmbito da Secretaria de Educação, incluindo professores, para atender a demandas das escolas da rede pública municipal, incluindo as escolas Tiradentes e Germano Silva Pena”.