Cotidiano

Pelo menos 2 mil pessoas aguardam para entrar em abrigo

Proximidades do abrigo estão tomadas por uma multidão de pessoas recém-chegadas do país vizinho

Apesar de não terem sido informados dados oficiais sobre a entrada de imigrantes venezuelanos em Pacaraima, ao norte de Roraima, é visível que o volume de pessoas que chegam ao município só aumenta a cada dia.

A Folha apurou que nesta terça-feira (13), pelo menos 2 mil pessoas venezuelanas estão nas ruas de Pacaraima, esperando para entrarem no abrigo. Outras 1.100 já estão no abrigo BV8, coordenado pela Operação Acolhida.
 
Mesmo com o fechamento da fronteira durante a pandemia, a entrada de imigrantes nunca ficou totalmente interrompida, pois as chamadas “trouxas” – entradas ilegais – ainda permitiam parte do tráfego. 

No entanto, após a liberação da fronteira oficial, depois de 25 de junho, o número de imigrantes aumentou exponencialmente. A Folha tenta há dois dias contato com a Polícia Federal para saber como está sendo feito o controle na fronteira, mas até o momento, não houve retorno. 

A equipe também questionou da Operação Acolhida e do Governo do Estado se haverá alguma mudança na estratégia, sob o ponto de vista social, de saúde e de segurança, e aguarda retorno.