Cotidiano

Policiamento do interior passa a ser comandado por uma mulher

A Tenente coronel Carla Jordanna Rodrigues se tornou a primeira mulher a assumir um grande comando de policiamento da Corporação

Em 2007, a jovem Carla Jordanna Rodrigues ingressava na PMRR (Polícia Militar de Roraima) como soldado. Desde então, ela vem colhendo frutos de seus 15 anos prestando serviço na segurança pública e, agora, se tornou a primeira mulher a assumir um grande comando de policiamento da Corporação. Hoje, tenente coronel, assume o posto de comandante do Policiamento do Interior (CPI).

 A nova comandante do CPI conta que, na época em que entrou na Polícia Militar de Roraima, fazia vários concursos públicos. Porém, mesmo com os desafios enfrentados, com o tempo, se apaixonou pela carreira militar.

 A tenente coronel avalia que, durante esses 15 anos de serviços prestados à PMRR, ela teve dois momentos marcantes bastantes especiais: em 2008, quando foi aprovada no curso de formação para oficiais, e agora, por ser a primeira mulher a assumir um grande comando da Polícia Militar.

“A gente verifica que é uma evolução no pensamento dos nossos comandantes, que acreditam na capacidade da mulher. Primeiramente, eu agradeço a Deus imensamente porque eu sei que ele que me permitiu estar aqui porque toda autoridade é constituída por ele. E fico feliz, porque toda a minha luta durante esses anos pela PM me deu essa honra de poder servir aos policiais do interior”, disse.

A tenente coronel Carla aconselha a todas as mulheres que desejam entrar na carreira policial e na Polícia Militar de Roraima que entrem com o coração aberto e determinadas a ajudar o próximo.

“A Corporação, para mim, é uma família que nos acolhem. Hoje tem apoio dos nossos comandantes e tem espaço sim para as mulheres, a gente pode sim quando a gente quer. Só basta a gente se dedicar, só basta nós mulheres não termos medo de assumir o nosso lugar e o nosso lugar é onde a gente quiser, a gente tem que batalhar para isso”, ressaltou.

CARREIRA NA PM

Durante seus 15 anos dentro da PMRR, a tenente coronel Carla Jordanna Rodrigues ocupou várias funções dentro da Corporação, tendo trabalhado no Núcleo de Polícia Comunitária, e no Ciptur (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário).

 Também foi comandante do Núcleo de Apoio a Pessoas Especiais (vulneráveis), coordenadora do Proerd, chefe do P1/P4 do 2° BPM, chefe da P1/P4 do Comando de Policiamento da Capital, chefe do Setor de Projetos e Convênios da PMRR, coordenadora do Plano Nacional Estratégico de Fronteiras (ENAFRON) em Roraima e chefe do Departamento de Finanças da PMRR.