Cotidiano

Ponte cai pela 2ª vez em menos de um mês em vicinal de Alto Alegre

Prefeito de Alto Alegre destacou operações pontuais em locais críticos no Município em meio ao período chuvoso. Seinf disse que construirá ponte de 40 metros na localidade

As fortes chuvas ocorridas nessa sexta-feira (23), em Alto Alegre, provocaram a queda de parte da ponte de madeira sobre o igarapé Au Au, na cidade localizada a 95 quilômetros da capital Boa Vista. Foi a segunda vez que a passagem cedeu devido à enchente em um intervalo de 27 dias.

Um vídeo gravado pela fisioterapeuta Adriane Brito Araújo mostra a forte correnteza do igarapé, cujas águas invadiram sítios próximos da ponte. “A força da natureza fez com que a água levasse toda a areia e agora todos os moradores estão ilhados, porque nessa vicinal, só tem essa passagem nessa ponte pra ir pro asfalto”, disse.

Moradora de Boa Vista, Adriane foi à região visitar os pais e pretende voltar à capital nesse domingo (24), mas não sabe se vai conseguir. “Tentamos de manhã e agora há pouco tentamos novamente, porém, o igarapé está muito cheio e não dá pra passar”, relatou a fisioterapeuta, que ainda teme pelos pacientes com atendimento marcado.

Na última vez que a ponte cedeu, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) foi chamada pela Prefeitura local para auxiliar nos reparos, o que novamente aconteceu nesta ocasião, segundo o prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado (PSD), que citou “chuvas mais rigorosas” ocorridas nas últimas horas. A Defesa Civil municipal também foi enviada ao local.

“Estamos buscando o apoio da Seinf e vendo o que vamos fazer com as máquinas que a Prefeitura tem”, declarou ele, que adiantou que neste período chuvoso, a Prefeitura fará operações pontuais em locais críticos e que aguarda a liberação de recursos federais para a recuperação de toda a vicinal do igarapé Au Au. “Neste ponto crítico, faremos um [trabalho] paliativo e o Governo irá fazer uma ponte de madeira maior nesse mês de agosto”, disse.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, por meio da Defesa Civil Estadual, informou que já esteve no local realizando vistorias e levantamento dos danos causados pelas chuvas. “Todas as informações foram repassadas aos órgãos competentes para providências. Em razão do volume de chuvas nas últimas horas, a situação na localidade se agravou, porém os moradores não se encontram isolados, pois há outros acessos à região”, disse.

Por sua vez, a Seinf disse que, há cerca de dez dias, implantou um bueiro na vicinal para garantir o escoamento da água, porém, as últimas fortes chuvas ocorridas causaram o transbordamento do curso d’água e uma enxurrada levou o corpo de aterro no local. “A estrutura será recomposta e, além disso, será providenciada a construção de uma ponte de 40 metros, pois o volume de água é muito grande nesse ponto”, finalizou, em nota.