Cotidiano

Posseiros acusam vereador de invadir lotes em projeto de assentamento

O Incra informou que vai apurar a denúncia, para que seja analisada a situação do Projeto de Assentamento Bom Jesus, para adoção das providências legais cabíveis

Famílias denunciam que o vereador Adriano Novinho (MDB) estaria invadindo lotes de terras do projeto de assentamento Bom Jesus, vicinal 03, conhecida como Saco Fundo, no município de Amajarí.

No entanto, o vereador acredita que a acusação seja perseguição política, após ter denunciado à imprensa a situação precária que estaria uma estrada na vicinal Bom Jesus, no Amajarí.

Uma moradora do Amajarí, que pediu para não ser identificada, contou à reportagem que é posseira de um lote de aproximadamente 39 hectares no projeto de assentamento.

“No Incra consta que é uma área de reserva e não poderia ser invadida, conforme um técnico do Incra informou pra gente. Mas, da última vez que fomos no Instituto, em agosto passado, contamos que o vereador estaria invadindo, e o Incra disse que doaria para as famílias e pediu que déssemos entrada na documentação”.

“São 23 famílias, sendo que 12 estão assentadas com documentação expedida pelo Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária]. E, no ano passado, eu e mais 10 famílias que somos posseiras, protocolamos os documentos exigidos pela Incra e agora estamos aguardando para sermos assentadas definitivamente. Inclusive, estamos aguardando a vistoria de um técnico do Incra para que confirme a demarcação dos lotes que já foi realizada, mas falta a documentação de assentado”, ressaltou.

A moradora informou ainda que a família do vereador tem mais de cinco quilômetros de terras com pasto nessa região. “Não sei informar se as terras do vereador são regularizadas. Mas, desde 2019 a família vem invadindo uma parte dos lotes das demais famílias que estão no local.

Ela disse também que as famílias já tentaram conversar com o vereador, “mas ele afirmou que quem decidiria isso seria o Incra”, ressaltou a moradora de Amajarí, que é posseira em um dos lotes do projeto de assentamento Bom Jesus.

VEREADOR – O vereador Adriano Novinho disse à reportagem que não é dono de nenhum terreno no projeto de assentamento. “Se eu tivesse interesse nem lotes desse projeto eu falaria. Estão querendo denegrir minha imagem, sou um político no município de Amajari, e faço cobranças ao Executivo, denuncio quando percebo irregularidades, fiscalizo vou continuar com meu trabalho”, ressaltou.

“Eu acredito que seja perseguição politica porque semana passada eu e outros vereadores fizemos uma denúncia sobre a situação de uma vicinal na mesma região. Mas estou à disposição para qualquer esclarecimentos. É uma denuncia infundada, sem procedimento. Mas tem as instituições para investigar essa invasão e descobrir se eu estou invadindo esse projeto”, comentou o vereador.

INCRA – A Superintendência Regional do Incra em Roraima informa, por meio de nota que determinou à Ouvidoria Agrária Regional apuração da denúncia, para que seja analisada a situação do Projeto de Assentamento Bom Jesus, para adoção das providências legais cabíveis, seguindo os critérios do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).